Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Condena o ato de violência, de arbitrariedade e de vandalismo ocorrido hoje na Câmara dos Deputados. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Condena o ato de violência, de arbitrariedade e de vandalismo ocorrido hoje na Câmara dos Deputados. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2006 - Página 19232
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, REPUDIO, VIOLENCIA, INVASÃO, SEM-TERRA, DEPREDAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, REGISTRO, FUNCIONAMENTO, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA, PRISÃO, PARTICIPANTE, EMISSÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), NOTA OFICIAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todas as Senadoras e todos os Senadores que se manifestaram aqui, nesta tarde, condenaram o ato de violência, de arbitrariedade e de vandalismo que a Câmara sofreu. Manifestaram-se o Presidente do Congresso, Senador Renan Calheiros; todas as Lideranças; todas as Senadoras e todos Senadores, como eu disse. Eu gostaria de juntar minha voz à de todos os Senadores e Senadoras, nesse repúdio, nessa manifestação.

Quero registrar que eu não estava, durante uma parte da sessão, presente no plenário, porque me encontrava reunido com o Relator da Medida Provisória nº 285, Senador Fernando Bezerra, e com representantes dos agricultores e da Confederação Nacional da Agricultura, discutindo uma medida efetiva para melhorar a situação dos agricultores do País, especialmente do Nordeste.

Conseguimos avançar no processo de entendimento. Espero que, amanhã, seja possível fazer um entendimento com as Lideranças, para que possamos votar essa matéria tão importante e tão urgente.

Entendo que é dessa forma, com negociação, com trabalho, com seriedade e com serenidade, que resolveremos os problemas do campo, dos pequenos produtores, daqueles que precisam ser reassentados, nunca com violência, nunca com manifestações como a que ocorreu na Câmara dos Deputados.

É importante dizer que, assim como foi dito aqui, os blogs também relatam que mais de 300 pessoas foram presas, que a Câmara dos Deputados agiu prontamente e que o Governo Federal, por intermédio do Presidente, emitiu nota solidarizando-se com o Congresso Nacional e repudiando aquela ação. O Ministério da Justiça agiu da mesma forma, inclusive colocando a Polícia Federal à disposição para as investigações do fato.

Assim, apesar do episódio lamentável e da violência contra o Congresso Nacional e contra a democracia, as instituições funcionaram corretamente. É importante que isso sirva de exemplo e que se continue, efetivamente, o processo judicial, punindo-se os responsáveis, sinalizando que o País é ordeiro. O Brasil é democrático, mas há ordem e progresso a serem seguidos.

Portanto, faço o registro e somo a minha voz à de todos os Líderes, realmente lamentando esse episódio triste, porque, sem dúvida, isso mancha um pouco o movimento que se faz em favor da reforma agrária. Não é com atos como esse que iremos desenvolver o campo e assentar milhares de pessoas.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2006 - Página 19232