Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio ao requerimento de informações apresentado pelo senador Arthur Virgílio sobre o tráfico internacional de diamantes na Amazonas.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA MINERAL.:
  • Apoio ao requerimento de informações apresentado pelo senador Arthur Virgílio sobre o tráfico internacional de diamantes na Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2006 - Página 15652
Assunto
Outros > POLITICA MINERAL.
Indexação
  • APOIO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ARTHUR VIRGILIO, SENADOR, SOLICITAÇÃO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), ESCLARECIMENTOS, TRAFICO, DIAMANTE, REGIÃO AMAZONICA, DESTINATARIO.
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL (DNPM), DEBATE, TRAFICO, DIAMANTE, REGIÃO AMAZONICA, BUSCA, SOLUÇÃO, ATO ILICITO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria apenas de registrar que, junto com o Senador Arthur Virgílio, subscrevi os requerimentos lidos pelo Senador exatamente pela preocupação de que possamos ordenar a questão mineral brasileira e, em especial da Amazônia, a questão da exploração e do contrabando do diamante, algo que atinge não só o Estado de Roraima, mas também Rondônia, todos os Estados do Norte e, sem dúvida, as regiões produtoras do País.

É importante que o Brasil se insira nessa questão do controle internacional e, mais do que isso, possa discutir esse tema, para resolvermos todas as pendências que existem nessa exploração, tão importante para um segmento grande do povo brasileiro.

Portanto, registro o meu apoio ao requerimento e peço ao Governo, ao Ministério das Minas e Energia, ao DNPM que possam respondê-lo rapidamente, para que possamos discutir essa matéria e tomar as providências necessárias para defender o País.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2006 - Página 15652