Pronunciamento de Roseana Sarney em 08/06/2006
Discurso durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Justificação de encaminhamento de projeto de lei de autoria de S.Exa, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Médio Mearim, com sede em Pedreiras, Estado do Maranhão.
- Autor
- Roseana Sarney (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
- Nome completo: Roseana Sarney Murad
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ENSINO SUPERIOR.:
- Justificação de encaminhamento de projeto de lei de autoria de S.Exa, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Médio Mearim, com sede em Pedreiras, Estado do Maranhão.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/06/2006 - Página 19679
- Assunto
- Outros > ENSINO SUPERIOR.
- Indexação
-
- ANALISE, CRESCIMENTO, DEMANDA, ENSINO SUPERIOR, JUVENTUDE, POPULAÇÃO CARENTE, NECESSIDADE, EXPANSÃO, GRATUIDADE, INTERIOR, BRASIL, BENEFICIO, PREPARAÇÃO, MERCADO DE TRABALHO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, ATENDIMENTO, MUNICIPIOS, MICRORREGIÃO, ESTADO DO MARANHÃO (MA).
A SRª ROSEANA SARNEY (PFL - MA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na última década, cresceu de modo acentuado a procura pelo ensino superior, em razão do maior número de matrículas no ensino médio e da percepção social sobre a importância da continuidade dos estudos para enfrentar a competição, cada vez mais acirrada, no mercado de trabalho.
A expansão das matrículas em cursos superiores tem-se caracterizado por algumas distorções, entre as quais se destaca o fato de que grande contingente de estudantes de baixa renda não consegue dar continuidade a seus estudos. Há falta de vagas nas instituições públicas, nas quais o ensino é gratuito e, embora ampliados, os sistemas de financiamento para a formação de universitários ainda são deficientes.
Assim, os alunos mais pobres vêem-se obrigados a fazer imensos esforços para pagar anuidades nos estabelecimentos privados ou simplesmente abandonam seus projetos de cursar o Ensino Superior.
É preciso, portanto, trabalhar pela expansão da rede pública de educação superior, particularmente no interior do País, particularmente também nas regiões menos desenvolvidas, onde existe grande potencial e igual número de jovens ansiando por melhor formação profissional.
É o caso da microrregião do Médio Mearim, no Estado do Maranhão, que é constituída por treze Municípios: Pedreiras, Lima Campos, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão, Poção de Pedras, Esperantinópolis, São Roberto e São Raimundo do Doca Bezerra.
Em 2005, ali, a matrícula inicial para o Ensino Médio, somente na rede pública, foi de dez mil alunos. Na terceira série foram matriculados 1.944 alunos. Em 2006, portanto, a grande maioria desses quase dois mil jovens estará com o Ensino Médio concluído e sem perspectivas de acesso ao Ensino Superior.
A cada ano esses números se repetirão, permitindo que milhares de nossos jovens fiquem excluídos do processo de conhecimento e de melhor qualificação profissional.
Em favor deles é que venho propor a implantação, em Pedreiras, de uma universidade com oferta de cursos de bacharelado e licenciatura para atender às necessidades da comunidade da região.
O Ensino Superior é condição básica para o desenvolvimento de uma comunidade em todos os aspectos. Somente o saber pode oferecer ao homem os instrumentos necessários à operacionalização de mudanças concretas na realidade objetiva que o cerca. A educação prepara os indivíduos para o exercício pleno da cidadania, capacitando-lhes construir uma sociedade onde o progresso não seja apenas um sonho.
Implantar uma Universidade Federal em Pedreiras é levar o progresso a uma parcela considerável do povo maranhense, visto que se trata de uma região geográfica e economicamente estratégica no Estado.
Tenho certeza de que essa Universidade permitirá a interiorização do desenvolvimento acadêmico e socioeconômico, contribuindo ainda para o cumprimento da meta do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2001, de elevar, em dez anos, a escolaridade de nível superior para 30% da população com idade entre 18 e 24 anos.
Assim, confiando na sensibilidade dos Srs. Congressistas, peço seu apoio para a aprovação deste projeto de lei.
Estou entregando, como acabou de ser lido, o projeto de lei à Mesa que solicita ao Poder Executivo a criação da Universidade Federal do Médio Mearim.
Muito obrigada.