Pronunciamento de Lúcia Vânia em 07/06/2006
Discurso durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do editorial intitulado "As armas de sedução do crime", publicado no Jornal do Brasil, edição de 20 de maio último.
- Autor
- Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
- Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SEGURANÇA PUBLICA.:
- Registro do editorial intitulado "As armas de sedução do crime", publicado no Jornal do Brasil, edição de 20 de maio último.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/06/2006 - Página 19572
- Assunto
- Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
- Indexação
-
- REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ANALISE, SITUAÇÃO, CRIME ORGANIZADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ALICIAMENTO, POPULAÇÃO CARENTE, VITIMA, DESIGUALDADE SOCIAL, FALTA, OPORTUNIDADE.
A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna neste momento para registrar o editorial intitulado “As armas de sedução do crime”, publicado pelo Jornal do Brasil em sua edição de 20 de maio do corrente. O editorial cita os recentes episódios de criminalidade que ocorreram em São Paulo para explicitar o poder das facções criminosas de seduzir a vasta mão-de-obra disponível para o crime. “Trata-se de um exército de adolescentes e adultos, sem perspectivas de conquistas econômicas no curto prazo, muitos dos quais dispostos a trocar um cotidiano de honestidade (e repleto de carências) pelos benefícios ilusórios prometidos na ilegalidade”.
O editorial, ao fazer uma excelente análise da situação atual, traz uma conclusão: “A exclusão social, as desigualdades de renda e injustiças diversas não constituem a raiz da proliferação do crime mas contribuem para que a mão-de-obra disponível e economicamente carente seja aliciada por criminosos. É preciso, portanto, combinar repressão e policiamento comunitário com ações variadas destinadas à qualificação educacional e profissional dessa multidão de jovens”.
Sr. Presidente, requeiro que o editorial acima citado passe a integrar esse pronunciamento, a fim de que conste dos Anais do Senado Federal.
************************************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA LÚCIA VÂNIA EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
************************************************************************************************
Matéria referida:
“As armas de sedução do crime.”