Discurso durante a 63ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Encaminhamento de um requerimento à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, solicitando a criação de uma comissão externa para acompanhar as investigações sobre os atos de violência ocorridas em São Paulo.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Encaminhamento de um requerimento à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, solicitando a criação de uma comissão externa para acompanhar as investigações sobre os atos de violência ocorridas em São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 20/05/2006 - Página 17531
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), COMISSÃO, DIREITOS HUMANOS, SENADO, SOLICITAÇÃO, CRIAÇÃO, COMISSÃO EXTERNA, OBJETIVO, ACOMPANHAMENTO, PROCEDIMENTO, PROTEÇÃO, FAMILIA, POLICIA, INVESTIGAÇÃO, HOMICIDIO, CRISE, VIOLENCIA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, SITUAÇÃO, PENITENCIARIA.
  • CRITICA, LIDER, CRIME ORGANIZADO, AMEAÇA, GOVERNADOR, SECRETARIO, ADMINISTRAÇÃO, PENITENCIARIA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), ASSISTENCIA, GOVERNADOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), OBJETIVO, ENCERRAMENTO, CRISE, SEGURANÇA PUBLICA.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a Bancada do PT no Senado está remetendo à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa desta Casa um requerimento solicitando que seja criada uma comissão externa do Senado que possa ir até os Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, com os seguintes pressupostos, Sr. Presidente:

- Acompanhamento dos procedimentos para proteção social e policial dos familiares dos agentes da força pública assassinados ou feridos nos terríveis episódios da semana passada;

- Acompanhamento da identificação e verificação das condições da morte dos suspeitos de participação nesses atentados; e

- Acompanhamento da situação dos presídios de São Paulo após as rebeliões que tomaram conta daquele Estado.

Assim, Sr. Presidente, espero que possamos dar um sinal de solidariedade ao Governador Cláudio Lembo, que tem dito todos os dias na imprensa da sua vontade de receber o apoio de todos neste momento tão difícil para coibir a violência que assola a cidade de São Paulo.

Acabo de ver pela Internet, Sr. Presidente, que o Sr. Marcola, dito líder do PCC, ameaça a integridade física do Governador, como também a de seu Secretário de Administração Penitenciária. Isso, no meu entendimento, é apocalíptico, Sr. Presidente! É preciso haver uma imediata reação contra esses fatos.

Aproveito para pedir encarecidamente ao Presidente Lula, ao Ministro Márcio Thomaz Bastos que possam imediatamente prestar toda a ajuda necessária possível ao Governador Cláudio Lembo, para que se encerrem de vez esses episódios.

            Infelizmente, não podemos mais tratar desse assunto de maneira político-partidária ou coisa parecida, Sr. Presidente, porque já são mais de 150 pessoas mortas. Acredito que este Senado Federal tem a obrigação colaborar para o desfecho desses episódios macabros para a sociedade paulista e brasileira.

Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/05/2006 - Página 17531