Discurso durante a 78ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Realização da oitava edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás. Satisfação diante da exposição, no Senado Federal, da mostra de fotos denominada Imagens da Inclusão, iniciativa que tem por finalidade valorizar os portadores de necessidades especiais.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. POLITICA SOCIAL.:
  • Realização da oitava edição do Festival de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás. Satisfação diante da exposição, no Senado Federal, da mostra de fotos denominada Imagens da Inclusão, iniciativa que tem por finalidade valorizar os portadores de necessidades especiais.
Publicação
Publicação no DSF de 10/06/2006 - Página 19905
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VISITA, SENADO, ESTUDANTE, ESCOLA PUBLICA, CIDADE SATELITE, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, FESTIVAL, CINEMA, VIDEO, ESTADO DE GOIAS (GO), DEFESA, MEIO AMBIENTE, ECOLOGIA, IMPORTANCIA, DIVULGAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO, SENADO, COMENTARIO, GRATUIDADE, PARTICIPAÇÃO, POPULAÇÃO.
  • COMENTARIO, ENTREGA, PREMIO, GANHADOR, FESTIVAL, PARTICIPAÇÃO, PRODUÇÃO CINEMATOGRAFICA, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), CHILE, SUIÇA, ALEMANHA, GRÃ-BRETANHA, ESPANHA, JAPÃO, FRANÇA, AUSTRIA, REGISTRO, EXPOSIÇÃO, FOTOGRAFIA, PINTURA, APRESENTAÇÃO, POETA, TEATRO, OFERECIMENTO, CURSOS.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, SENADO, INAUGURAÇÃO, EXPOSIÇÃO, FOTOGRAFIA, VALORIZAÇÃO, TRABALHO, ESPORTE, LAZER, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA.
  • IMPORTANCIA, TRABALHO, SECRETARIA ESPECIAL, EDITORAÇÃO, SENADO, EDIÇÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, LEGISLAÇÃO, DIRETRIZES E BASES, EDUCAÇÃO, UTILIZAÇÃO, CODIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, CODIGO BRAILLE, REGISTRO, DISTRIBUIÇÃO, ENTIDADE, BIBLIOTECA PUBLICA.
  • REGISTRO, AUDIENCIA PUBLICA, COMISSÃO, VALORIZAÇÃO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, COMISSÃO ESPECIAL, VIABILIDADE, ACESSO, PESSOA DEFICIENTE, DEBATE, PROJETO, INCLUSÃO.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, gostaria de cumprimentar os alunos do Centro de Ensino Fundamental de Brazlândia-DF, que se encontram aqui: a todos vocês o meu abraço, o meu carinho e, acima de tudo, que esta visita proporcione a cada um de vocês novos entendimentos a respeito do Congresso Nacional.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna hoje para falar de um tema que me traz muita alegria. Trata-se da oitava edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás, que se encerra este domingo. É motivo de orgulho para todos nós, goianos, a realização deste evento internacional, cujo público estimado está em torno de duzentas mil pessoas.

O Fica é, realmente, uma mostra que merece toda a divulgação possível e cuja importância faço questão de ressaltar para todo o Brasil através dos órgãos de comunicação do Senado Federal, a nossa TV Senado, o Jornal, a Rádio Senado e a Agência.

Este grande evento, na verdade, é mais do que um festival de cinema e vídeo. O público tem entrada franca para assistir ao que de melhor é produzido em filmes com vocação ambientalista, num momento em que o mundo tanto precisa se lembrar das questões ecológicas e ambientais. O festival é um importante momento de reflexão, conjugado com o que existe de melhor na arte do cinema e do vídeo, produzido tanto no Brasil quanto nos demais países que participam deste evento cujas repercussões extrapolam as fronteiras de nosso país.

Este ano, por exemplo, competiram 27 filmes dos mais de 350 inscritos. O total em prêmios é de R$ 240 mil, a maior premiação da América Latina.

A mostra competitiva principal trouxe longas do Brasil, da Rússia, dos Estados Unidos, do Chile e da República Tcheca. Também competiram filmes da Suíça, da Alemanha, do Reino Unido, da Espanha, do Japão, da França e da Áustria.

Uma novidade tornou o evento ainda mais importante: a premiação denominada Festival dos Festivais, já chamada de Oscar Ambiental, que irá premiar o melhor entre os melhores do cinema ambiental do mundo. Estão concorrendo a um troféu confeccionado com capim dourado extraído da região do Jalapão, no Tocantins, e a mais R$30 mil, filmes do Brasil, Portugal, Itália, Espanha e Grécia.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, considerado um dos maiores festivais temáticos do mundo, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, que desde terça-feira tomou conta da histórica cidade de Goiás, tem ainda outras manifestações artísticas que merecem destaque.

Estão acontecendo shows de artistas goianos, exposições de fotografias e pinturas, recitais de poesia e peças teatrais. Mesas-redondas, oficinas, palestras e cursos cuja temática é o cinema e suas inúmeras variantes também atraem o extenso público que lota a cidade de Goiás, patrimônio histórico da humanidade.

Antes de encerrar este breve pronunciamento, gostaria de convidar os senhores parlamentares a visitar a cidade de Goiás neste final de semana para que possam entender por que ela tanto orgulha o povo goiano.

Tenho certeza de que os senhores e senhoras hão de se sentir em casa, porque os goianos são acolhedores, principalmente na cidade de Goiás, que tanto se orgulha da realização deste Festival.

Estendo este convite a todos os que assistem à TV Senado e que sabem o que significa o Festival de Cinema e Vídeo de Goiás, que divulgo neste momento com tanto orgulho nesta Casa.

Sr. Presidente, quero também aproveitar esta oportunidade para parabenizar o Senado Federal pela inauguração da mostra “Imagens da Inclusão”, que desde esta semana ocupa o Salão Nobre desta Casa.

É uma exposição que retrata momentos de alegria, superação e beleza, vividos por pessoas com deficiência em várias atividades, como trabalho, esporte e lazer. Ali estão brasileiros anônimos no seu cotidiano ou em atividades especiais, como o deficiente visual que escala uma montanha. Há também imagens de deficientes conhecidos do público, como atletas, artistas, modelos e outros tantos que inspiram a todos, deficientes ou não, a lutar pelos direitos básicos de todo cidadão.

Mas não é só isso. A Secretaria Especial de Editoração e Publicações edita a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor em Braille. Sua distribuição é feita para entidades de deficientes visuais e bibliotecas públicas de todo o país.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esta semana também foi inaugurado, com adaptações, o elevador especial que vai da chapelaria até o Salão Negro.

Essas realizações vêm ao encontro da iniciativa do Senador Flávio Arns, que, no começa desta legislatura, se comprometeu a tornar o Senado acessível aos funcionários e visitantes portadores de deficiência. Seu exemplo levou à criação da Comissão Especial de Acessibilidade por um grupo de trabalho formado por funcionários desta Casa.

Neste momento tão tumultuado no Congresso Nacional, Sr. Presidente, eu gostaria de cumprimentar ainda a Comissão de Valorização da Pessoa com Deficiência e a Comissão Especial de Acessibilidade, que, mesmo com toda essa dificuldade na nossa agenda, promoveram, ontem pela manhã, mais uma audiência pública para discutir formas de inclusão social dos deficientes.

A audiência pública contou com a participação de consultores e especialistas no tema e serviu para enriquecer ainda mais esse debate tão importante para a consolidação da democracia no País. Tanto a audiência quanto a Mostra têm o apoio do presidente do Senado, senador Renan Calheiros e de sua esposa, Verônica, grande incentivadora do Programa de Valorização da Pessoa com Deficiência que esta Casa executa.

Os trabalhos da Comissão ainda estão em fase de implantação, mas já demonstram que o Legislativo, esta Casa, tem também uma agenda positiva, caminha em direção àquilo que está determinado pelo Decreto Presidencial nº 5.296, de 2004, qual seja garantir a promoção da acessibilidade da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

É preciso salientar ainda a importância dos meios de comunicação do Senado. A TV Senado criou o Programa Inclusão, que conta com a participação de uma intérprete da Língua Brasileira de Sinais.

Portanto, Sr. Presidente, os passos que o Senado Federal está dando são pequenos, se pensarmos no universo de brasileiros que necessitam ser incluídos em nossa sociedade. Mas é importante dizer que esse passo está sendo dado com persistência e, acima de tudo, com muita dedicação de todos os Srs. Parlamentares e, de forma mito especial, do Presidente desta Casa, o Senador Renan Calheiros.

Era o que eu tinha a dizer, Srª Presidente.

Agradeço a atenção de V. Exª e aproveito para cumprimentar os novos grupos de alunos que nos visitam durante esta manhã. Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/06/2006 - Página 19905