Discurso durante a 79ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pleito ao governo do Estado do Amapá para que agilize a investigação sobre quadrilha que estaria praticando atentados contra candidatos ao governo.

Autor
Papaléo Paes (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AP)
Nome completo: João Bosco Papaléo Paes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Pleito ao governo do Estado do Amapá para que agilize a investigação sobre quadrilha que estaria praticando atentados contra candidatos ao governo.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2006 - Página 19985
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • GRAVIDADE, REPETIÇÃO, OCORRENCIA, INVASÃO, RESIDENCIA, POLITICO, REGISTRO, PRISÃO, MEMBROS, QUADRILHA, CONFISSÃO, PLANEJAMENTO, ASSALTO, CANDIDATO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO AMAPA (AP), INCLUSÃO, ORADOR, SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA, GOVERNADOR, INVESTIGAÇÃO, AUMENTO, PROTEÇÃO.

O SR. PAPALÉO PAES (PSDB - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, há aproximadamente dois meses, o Presidente José Sarney fez um pronunciamento nesta Casa comunicando que o Deputado Estadual Eider Pena teve a sua residência invadida por assaltantes e que aquilo seria um acontecimento inédito no Estado. Nós todos ficamos solidários nesse caso. Agora houve um problema parecido com o candidato ao Governo do Estado, Deputado Lucas Barreto. Os assaltantes, supondo que ele estivesse em seu sítio, foram lá, amarraram, amordaçaram e interrogaram os servidores, para saber onde estava o candidato ao Governo do Estado.

O que é importante nisso tudo é que essas situações no Amapá se apresentam como novidades. Foi preso um dos membros da quadrilha, que confessou, pela informação que tenho - é uma informação digna de crédito -, que era uma quadrilha de Belém, especializada, formada para atuar em Macapá, assaltando candidatos ao Governo do Estado, em busca de dinheiro. Ele também disse que, nesta semana, as próximas vítimas seriam eu, que sou pré-candidato ao Governo do Estado, e outro pré-candidato, João Capiberibe.

Faço este registro e solicito ao Governador do Estado, que também é candidato, mas logicamente tem as proteções naturais que o cargo lhe assegura, que essas investigações sejam aceleradas e que as medidas cabíveis sejam tomadas para não colocar em risco pessoas que se dispõem a se apresentar para exercer cargo eletivo no Estado, para servi-lo, nem expô-las a situações constrangedoras, trazendo riscos aos pré-candidatos - foi assim que ele se referiu - e a membros da sua família.

Então, a solicitação ao Sr. Governador é no sentido de tomar providências com muito rigor e determinação para nos proteger.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2006 - Página 19985