Discurso durante a 79ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comunicação sobre o referendo ao nome de S.Exa., pelo PMDB, em coligação com outros partidos, para concorrer ao governo do Estado de Roraima. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Comunicação sobre o referendo ao nome de S.Exa., pelo PMDB, em coligação com outros partidos, para concorrer ao governo do Estado de Roraima. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2006 - Página 19993
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • REGISTRO, CONVENÇÃO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ESCOLHA, ORADOR, CANDIDATO, GOVERNADOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), DETALHAMENTO, COLIGAÇÃO PARTIDARIA, COMPROMISSO, PROPOSTA, MODELO, DESENVOLVIMENTO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei breve. Pedi a palavra para fazer o registro à Casa e tornar público que, neste último sábado, dia 10, o PMDB, em convenção estadual em Roraima, junto com mais dez partidos de Oposição referendaram o meu nome, a minha indicação para a disputa ao Governo do Estado de Roraima.

Recebi essa incumbência com muita honra, porque é um desafio muito grande. Vamos enfrentar a máquina do Governo, enfrentar os desafios de dificuldade e de necessidade por que passa hoje o povo de Roraima, mas todos nós, dessa ampla coligação formada por PMDB, PT, PPS, PSB, PV, PCdoB, PST, PSDC e por vários outros Partidos, como PSC, PTC, PTN, enfim, estamos conscientes de que é preciso apresentar uma alternativa para que Roraima possa ser um Estado modelo para o País.

Existe essa possibilidade. O Estado de Roraima é potencialmente muito rico e possui uma população ainda pequena, com uma ocupação rarefeita. Sem dúvida alguma, é possível - com uma proposta moderna que respeite o meio ambiente e as questões indígenas, mas que resgate o desenvolvimento auto-sustentável da Amazônia em Roraima - fazer, como eu disse, um modelo de desenvolvimento.

Nós aceitamos o desafio, aceitamos a indicação. A partir de sábado, somos candidato ao Governo do Estado, vamos procurar construir uma grande aliança e vencer as eleições disputando-as democraticamente.

Faço esse registro dizendo inclusive que, mesmo sendo candidato, acumularei a Liderança do Governo. Para mim isso será sacrificado e trabalhoso, mas, sem dúvida alguma, eu não poderia prescindir de aceitar o desafio e essa convocação formada pelos partidos que hoje são Oposição ao Governo do Estado.

Então, fica o registro. Agradeço a confiança do povo de Roraima e a confiança e o apoio dos diversos segmentos organizados da sociedade que temos recebido. Fica o nosso compromisso de fazer uma campanha de alto nível, democrática, limpa, apresentando propostas, levando a condição do debate político para o alto nível que as campanhas devem ter, porque adentram os lares, adentram as famílias de todos os Estados e, portanto, precisam ser respeitosas, criteriosas e propositivas. Fica aqui o meu agradecimento e o registro da nossa candidatura ao Governo do Estado.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2006 - Página 19993