Discurso durante a 80ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da liberação, pelo BNDES, de dois financiamentos para o Estado do Pará, para a construção de estradas e de hospitais regionais.

Autor
Ana Júlia Carepa (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Ana Júlia de Vasconcelos Carepa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da liberação, pelo BNDES, de dois financiamentos para o Estado do Pará, para a construção de estradas e de hospitais regionais.
Publicação
Publicação no DSF de 14/06/2006 - Página 20389
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, LIBERAÇÃO, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), FINANCIAMENTO, ESTADO DO PARA (PA), CONSTRUÇÃO, RODOVIA, AMBITO ESTADUAL, HOSPITAL REGIONAL, ATENDIMENTO, PROMESSA, GOVERNADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ELOGIO, DECISÃO, GOVERNO FEDERAL.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Sr. Presidente, farei apenas um registro. Felizmente, hoje tivemos várias atividades, inclusive audiência pública com toda a Direção do Banco Central na Comissão de Assuntos Econômicos.

Fiquei extremamente feliz com o fato de o BNDES ter liberado dois recursos, dois financiamentos para o Governo do Estado do Pará, um deles, no valor de mais de R$66 milhões para a construção de estradas, estradas fundamentais no nosso Estado, estradas estaduais em regiões importantes, como a região do Marajó, inclusive, a PA-415 que fica no sudeste do Pará que liga Altamira a Vitória do Xingu, a PA-154 na Ilha do Marajó, a PA-395, no nordeste do Estado, unindo a PA-127 e os municípios de Magalhães Barata e Cafezal. Esses trechos vão viabilizar o acesso terrestre permanente à região, que, nas atuais condições, é inviável.

Na segunda-feira, ontem, foi assinado outro convênio também entre o BNDES e o Governo do Estado para a construção de hospitais regionais no valor de mais de R$161 milhões. O compromisso de construir cinco hospitais regionais foi assumido pelo Governo do Estado do Pará, que é governado pelo mesmo partido há mais de dez anos, e fico feliz por isso ter sido viabilizado pelo Governo Lula. O BNDES está agora concedendo esse financiamento, financiamento com juros muito subsidiados, para construir os hospitais, para que o PSDB do Pará possa cumprir o seu compromisso, a sua promessa de dez anos atrás de construir hospitais regionais que são fundamentais para um Estado que é o segundo maior do País, que tem mais de um milhão e duzentos mil quilômetros quadrados.

Ao fazer esse registro, parabenizo o Governo Lula por esse financiamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/06/2006 - Página 20389