Discurso durante a 81ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Justificação de requerimentos que S.Exa. está encaminhando à Mesa, requerendo voto de aplauso a Abdias do Nascimento, pela outorga do título de Doutor Honoris Causa e voto de aplauso à UnB, na figura do seu reitor, pela iniciativa.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Justificação de requerimentos que S.Exa. está encaminhando à Mesa, requerendo voto de aplauso a Abdias do Nascimento, pela outorga do título de Doutor Honoris Causa e voto de aplauso à UnB, na figura do seu reitor, pela iniciativa.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2006 - Página 20519
Assunto
Outros > CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • VOTO, CONGRATULAÇÕES, ABDIAS DO NASCIMENTO, EX SENADOR, IMPORTANCIA, RECEBIMENTO, TITULO, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), REGISTRO, HISTORIA, INTELECTUAL, ARTISTA, DEFENSOR, DIREITOS, NEGRO, AGRADECIMENTO, REITOR, UNIVERSIDADE, INICIATIVA.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senadora Heloísa Helena, que preside esta sessão e que, como todos sabemos, é candidata à Presidência da República. Peço a V. Exª que considere os dois momentos do meu pronunciamento. No primeiro momento, vou encaminhar um requerimento que eu gostaria que V. Exª colocasse em votação, se possível, ainda nesta tarde. Explico o requerimento com a leitura da sua justificativa, que é simples, pois apenas faz uma homenagem a um militante das causas populares.

Srª Presidente, Senadora Heloísa Helena, nos termos do art. 222 do Regimento Interno da Casa, requeiro voto de aplauso a Abdias do Nascimento pelo título de doutor honoris causa, que lhe vai ser concedido hoje à tarde, às 17 horas, pela Universidade de Brasília.

Escritor, escultor, pintor, Abdias do Nascimento é um dos maiores defensores da cultura e da igualdade para as populações afrodescendentes do País. Intelectual negro de grande importância para a reflexão e a atividade sobre a questão da inclusão do nefro na sociedade brasileira.

Nascido em 1914, teve uma trajetória longa e produtiva, contando hoje 92 anos. Desde poeta (com o Grupo Hermandad, com o qual viajou de forma boêmia por toda a América do Sul), até ativista do Movimento Negro, foi ator, criando, em 1944 - vejam V. Exªs: em 44, e eu nasci em 1950 -, o Teatro Experimental do Negro. É também escultor. Após a volta do exílio (1968 a 1978), insere-se na vida política. Foi Senador - e um brilhante Senador - nesta Casa. Além de colaborar fortemente, tornando-se, portanto, um ícone para o Movimento Negro, ele foi fundamental para a criação do Movimento Negro Unificado em todo o País.

Só vou ler parte de um pronunciamento que fez, que está sendo divulgado também fora do Brasil.

Diz Abdias:

A comunidade negra tem que ser fiel a si mesma, fiel a seus antepassados, fiel à história de nossas lutas, e não se deixar emprenhar pelo ouvido ao ficar escutando mensagens derrotistas, que se prestam a tirar a força, a energia, o ímpeto que o negro tem que lutar para conquistar seus direitos. É preciso dar continuidade à grande luta de Zumbi dos Palmares. O direito está a nosso favor. Os orixás estão nos prestigiando e nos amparando. É nossa beleza. É nosso futuro.

Srª Presidente, Senadora Heloísa Helena, na verdade, estou encaminhando dois requerimentos, por uma questão de justiça a Abdias Nascimento, mas faço também - e este não preciso justificar porque V. Exª conhece - nos termos do art. 222, voto de aplauso à UnB, na figura do Reitor Timothy Martins, pela concessão do título de doutor honoris causa a Abdias Nascimento, hoje, dia 14 de junho, às 17 horas.

Solicito a V. Exª que dê o devido encaminhamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2006 - Página 20519