Discurso durante a 81ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão, mediante consultas públicas, do Plano Amazônia Sustentável. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Discussão, mediante consultas públicas, do Plano Amazônia Sustentável. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2006 - Página 20542
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, REUNIÃO, DEBATE, PLANO, FAVORECIMENTO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, REGIÃO AMAZONICA, PATROCINIO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), CASA CIVIL, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, IMPORTANCIA, INTEGRAÇÃO, ESTADOS, REGIÃO NORTE, PROTEÇÃO, MEIO AMBIENTE, GRUPO INDIGENA, ELOGIO, ATUAÇÃO, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra visando refazer um registro que considero extremamente importante para toda a região amazônica. Trata-se da discussão, mediante consultas públicas, que está sendo realizada em toda a Amazônia, para discutir o Plano Amazônia Sustentável.

Hoje mesmo, tal discussão ocorre no nosso Estado de Roraima, mais precisamente na Universidade Federal de Roraima, onde técnicos, políticos, administradores e empresários debatem a viabilidade de um programa auto-sustentável de desenvolvimento para a região.

O Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Casa Civil e o da Integração patrocinam o debate, que já ocorreu em Cuiabá, no dia seis de junho; em Belém, no dia sete de junho; em Macapá, no dia nove de junho; em Porto Velho, no dia nove de junho; e está ocorrendo hoje em Boa Vista, Roraima, e também na cidade de Palmas, capital do Tocantins. Ainda no dia 20, esse debate acontecerá em São Luís do Maranhão; no dia 21, na cidade de Manaus; no dia 23, em Rio Branco, Acre.

Faço este registro porque considero extremamente importante que o Governo brasileiro e que os Estados da Amazônia tenham um plano integrado de desenvolvimento sustentado que possa alavancar o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de empregos, mas que procure, de todas as formas, proteger o meio ambiente e também atuar entre as comunidades indígenas.

Portanto, gostaria de registrar a importância desse encontro e parabenizar a Ministra Marina Silva pelo esforço que tem feito para elevar esse debate e ampliar essa discussão em todos os Estados. Pelas informações que tenho, o debate em Roraima está sendo extremamente importante, está sendo aprofundado. Estamos discutindo a matriz produtiva do nosso Estado, portanto, definindo questões importantes para o nosso futuro.

Era esse o registro.

Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2006 - Página 20542