Fala da Presidência durante a 68ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração do aniversário do PDT, homenagem a Alberto Pasqualini e Leonel Brizola.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração do aniversário do PDT, homenagem a Alberto Pasqualini e Leonel Brizola.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2006 - Página 18305
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), REGISTRO, LUTA, GARANTIA, IGUALDADE, OPORTUNIDADE.
  • HOMENAGEM, ALBERTO PASQUALINI, LIDER, MOVIMENTO TRABALHISTA, LEONEL BRIZOLA, FUNDADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT).

O SR. PRESIDENTE (Pedro Simon. PMDB - RS) - Agradeço as referências feitas a mim e quero, ao felicitar V. Exª, felicitar o PDT pelo aniversário do Partido. Quando V. Exª se refere às idéias e aos princípios do PDT e quando diz que a questão não é garantir igualdade, mas igualdade de oportunidades, para que as pessoas, depois, com a possibilidade, com a capacidade, com a constância, poderem ir adiante, eu lembraria um pensamento de quem foi o maior dos trabalhistas do Brasil, Alberto Pasqualini. Ele dizia que as pessoas na terra existem, colocadas por Deus, para usar os frutos da terra, e que elas não são iguais. Cada uma trabalhará e ganhará de acordo com a sua capacidade. Mas há uma hipoteca social sobre os bens da sociedade, no sentido de que todo cidadão, em primeiro lugar, tem direito ao trabalho. O trabalho é uma obrigação da sociedade para com todo cidadão. Em segundo lugar, todo trabalhador que trabalha, independentemente da sua capacidade, tem o direito de receber um mínimo para viver com dignidade.

Então, a casinha humilde, a refeição singela, a escola, a educação, enfim, todos têm direito a isso, independentemente da própria capacidade. Depois disso, de acordo com a capacidade, uns poderão ter palacete, outros o que for. É importante esse princípio de Pasqualini, uma das análises mais perfeitas da organização social que conheço.

Também faço minhas as homenagens de V. Exª ao Dr. Leonel Brizola, que, indiscutivelmente, foi o grande herói desse Partido. Veio para construir o velho PTB, mas, como isso não foi possível, mudou a sigla e conservou as idéias e o pensamento.

E vou dizer com toda emoção: Brizola começou no Rio Grande do Sul como prefeito, depois como governador, e foram cinco ou seis mil escolinhas construídas por ele. Quando chegou ao Rio de Janeiro, alcançou a perfeição com a escola em turno integral.

Meus cumprimentos a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2006 - Página 18305