Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento de policiais, bombeiros, agentes penitenciários, guardas metropolitanos e cidadãos nos ataques realizados por facção criminosa em São Paulo.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Voto de pesar pelo falecimento de policiais, bombeiros, agentes penitenciários, guardas metropolitanos e cidadãos nos ataques realizados por facção criminosa em São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2006 - Página 16778
Assunto
Outros > HOMENAGEM. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, POLICIAL CIVIL, POLICIAL MILITAR, BOMBEIRO, AGENTE PENITENCIARIO, GUARDA, CIDADÃO, VITIMA, HOMICIDIO, AUTORIA, CRIME ORGANIZADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SOLIDARIEDADE, FAMILIA.
  • SOLICITAÇÃO, OBEDIENCIA, LEGISLAÇÃO PENAL, PUNIÇÃO, AUTOR, VIOLENCIA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminhei à Mesa, assim como o Senador Arthur Virgílio, requerimento, nos termos dos arts. 218, inciso VII, e 221 do Regimento Interno, de inserção em Ata de voto de pesar pelo falecimento de seis policiais civis, vinte e um policiais militares, dois bombeiros, oito agentes penitenciários, três guardas metropolitanos e quatro cidadãos comuns em decorrência de ataques ocorridos na cidade e no Estado de São Paulo e apresentação de condolência a suas famílias. Esse requerimento também foi assinado pelos Senadores Romeu Tuma, Arthur Virgílio, Eduardo Azeredo e outros. Sr. Presidente, eu gostaria de, brevemente, ler a justificativa.

 

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Senador Eduardo Suplicy, eu pediria que V. Exª pudesse colaborar e expressar seu sentimento do que é o teor do requerimento em um minuto.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Quero fazer minhas as palavras de inúmeros defensores dos direitos humanos, como Antonio Carlos Malheiros, João Baptista Breda, Dalmo Dallari, Fábio Comparato, Gofredo da Silva Telles e tantos outros nomes que encaminharei à Mesa, expressando como a sociedade brasileira assistiu à maior onda de ataques do crime organizado já vista no Brasil, com conseqüências danosas: 251 ataques desde sexta-feira; o número de PMs mortos aumentou de 22 para 23 e o de criminosos suspeitos subiu de 38 para 71.

Entendemos que as autoridades devem agir com o máximo rigor admitido pelas leis para a identificação e punição dos autores intelectuais e materiais dessa barbaridade.

            A defesa dos direitos humanos nunca foi e não será agora um obstáculo às ações rigorosas e eficientes em defesa da sociedade, mas é indispensável uma reflexão sobre os motivos e as condições que contribuíram para essa barbaridade.

Então, Sr. Presidente, encaminho à Mesa e peço seja considerada na íntegra o teor dessa justificativa.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2006 - Página 16778