Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do professor e prefeito de Monte Alto/SP, Gilberto Morgado.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do professor e prefeito de Monte Alto/SP, Gilberto Morgado.
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2006 - Página 20854
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PROFESSOR, PREFEITO, MUNICIPIO, MONTE ALTO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • LEITURA, CARTA, AUTORIA, VIUVA, PREFEITO, MUNICIPIO, MONTE ALTO (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RESPOSTA, HERACLITO FORTES, JOSE AGRIPINO, SENADOR, ACUSAÇÃO, CORRUPÇÃO, ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apresento um requerimento, junto com os diversos Senadores do PT, para que seja inserido na Ata voto de pesar pelo falecimento, no último dia 9 do corrente, do professor e prefeito de Monte Alto Gilberto Morgado, bem como a apresentação de condolências aos seus familiares. E, sobretudo, falo aqui em virtude de os Senadores Heráclito Fortes e José Agripino terem feito pronunciamento, na última semana, em termos não muito adequados do ponto de vista do respeito ao Gilberto Morgado.

Estive presente na missa de sétimo dia, no Distrito de Aparecida, a 20km de Monte Alto, e pude ver o carinho da população para com Gilberto Morgado. Inclusive, peço a transcrição, na íntegra, das homenagens ali feitas por Claudionir Bovério e pelo Padre Altair Tonol, que é o responsável por aquela igreja de Nossa Senhora da Conceição do Montesino.

Quero ler aqui, inclusive, Sr. Presidente, a carta que me foi enviada pela esposa e viúva, Rosa Maria de Oliveira Morgado, pedindo que lesse para os Senadores Heráclito Fortes e José Agripino, uma vez que as palavras deles tiveram grande repercussão nacional e originaram um sentimento de revolta em tantos companheiros, inclusive em lideranças e outros Partidos, na região de Monte Alto.

Diz Rosa Maria de Oliveira Morgado, escrevendo aos Senadores Heráclito Fortes e José Agripino Maia:

Com muita dor percebi a morte de meu marido, Prof. Gilberto Morgado, num hiato de mais ou menos 10 (dez) minutos, para que eu terminasse meu almoço, atrasado por estar ao telefone celular autorizando compra de medicamentos através do Fundo Social de Solidariedade, o qual presido voluntariamente, pois ele terminou sua refeição antes e dirigiu-se ao quarto.

Senadores, gostaria de dizer, que o Prof. Gilberto Morgado era íntegro, corajoso, inteligente, lúcido e um intelectual com um coração enorme, maior que ele, como diziam todos que com ele conviviam.

Meu marido era um artista sensível e foi forjado na luta contra a Ditadura Militar. Foi detido na repressão da PUC em 78, comandada pelo Coronel Erasmo Dias, e nesse momento era um dos proprietários da Manager e estudante de Ciências Sociais e com militância na cultura, através de grupo de teatro na periferia de São Paulo, visando à formação de consciências.

Após esse episódio, Gilberto Morgado fez sua opção de deixar a empresa e partir apenas para a luta cultural e política, e ser professor da rede pública do Estado de São Paulo.

Após dois anos de sua prisão, teve uma crise de depressão, e procuramos tratá-lo em São Paulo. Em 1981 resolvemos voltar a sua terra natal.

Aqui, em Monte Alto, com o seu espírito acima do normal e com o lema “Razão e Coração”, fundamos em nosso município o Partido dos Trabalhadores.

Assim, Gilberto Morgado encontou no PT a vida, pois ele pôde ser o artista, o filósofo e o idealista político, sem sofrer nenhum tipo de patrulhamento ideológico. Voltou a ser alegre, combativo e a transmitir as suas idéias a todos no município e região.

Realmente, Senadores, ele fez denúncias sobre transporte, superfaturamentos, relatou e presidiu CPIs, enquanto vereador, contra a venda das ações da Sabesp, superfaturamento na merenda escolar e tantas outras.

Em relação à Leão & Leão, como ele estava inteirado das denúncias contra o ex-Prefeito (...), [que agora é do PSDB], rompeu o contrato com esta empresa e, após um período, licitou a coleta de lixo no município, o que deu uma grande economia para a municipalidade.

Renegociou contratos com a empresa Pety, para transporte de estudantes, e adquiriu 12 (doze) ônibus para o transporte de alunos do Ensino Básico e Fundamental. Após isso, licitou, através do pregão eletrônico, o transporte gratuito de estudantes universitários, cerca de 1500, para as cidades da região, diminuindo em 50% o valor do contratado na administração anterior.

Gilberto era íntegro, honesto e instalou o Pregão para evitar superfaturamentos no município.

Mas Gilberto nunca recebeu nenhuma ameaça do Partido dos Trabalhadores e nem propostas de esquemas. Era amado e respeitado por todos.

Senadores, também quero esclarecer que recebia propostas incorretas por parte da oposição, que só diziam inverdades nas rádios e sessões da Câmara Municipal.

Quero esclarecer que Gilberto formou consciências e será para sempre um herói, um erudito, um mestre para as gerações que ele formou, sempre na Escola Pública, basta olhar as comunidades abertas em seu nome na Internet.

Caros Senadores, o Senador Eduardo Suplicy esteve na Delegacia e me apoiou muito. Mas estavam lá também os companheiros do PT e da Apeoesp, assim como no IML diversos companheiros foram me prestar solidariedade.

Em seu enterro havia deputados e prefeitos do PT, mesmo sendo no dia do Encontro Estadual do Partido. E não havia só políticos do PT, também estavam lá representantes do PDT, do PSDB , do PFL, do PTB e do PPS, pois o Gilberto era um mestre para todos os políticos da região de Araraquara e Ribeirão Preto.

Por sua luta pela Escola Pública, a diretoria da Apeoesp estava presente. Em instante algum me senti abandonada pelos companheiros do PT, que têm me apoiado sempre.

Havia ameaças desde a sua época de vereador, havia pressões, mas essa fatalidade ocorreu, e somente Deus e o IML poderão esclarecer tudo. Confio na Polícia Federal e na Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Não manchem seus ideais, não manchem sua memória, pois Gilberto Morgado sempre foi um exemplo de luta, honestidade, sensibilidade e como professor um formador de cidadãos aptos a enfrentar qualquer luta pela democracia neste país, e para inserir excluídos na sociedade.

O PT sempre lhe deu vida e não morte.

Obrigado, Senador Suplicy.

Portanto, peço a atenção dos Senadores José Agripino Maia e Heráclito Fortes para essa manifestação da senhora viúva de Gilberto Morgado. Quero dizer que estou solicitando à delegada Elisabeth Sato, que está encarregada de efetuar o inquérito sobre a morte de Gilberto Morgado, que possa, inclusive a pedido da Srª Rosa Morgado, examinar em profundidade todas as hipóteses, verificando inclusive, como ela própria me pediu, se realmente - se verdade foi que Gilberto Morgado se lançou para cair de uma altura de 23 andares - se constataram as impressões digitais dele na janela do hotel, onde ele teria encostado a cadeira; se foram esgotadas todas as hipóteses de eventualmente ter ocorrido outra coisa.

Prezado Senador Paulo Paim, quero inclusive convidá-lo para assinar, com os demais companheiros do PT, o requerimento de pesar para o nosso querido Prefeito Gilberto Morgado.

Sou testemunha, Sr. Presidente, da extraordinária atenção que ele sempre teve, ao longo da sua vida pública, com os ideais de ética na política, de realização de justiça, de participação popular e de democracia que caracterizaram a vida de Gilberto Morgado.

Pude ali testemunhar o carinho com que todos expressaram os seus sentimentos junto a ele. E como foi importante esse testemunho de Rosa Maria Morgado, dizendo que, quando estudante, Gilberto Morgado foi um dia preso, o que o levou a alguns momentos de depressão, e que foi justamente dentro do Partido dos Trabalhadores que ele encontrou novamente a alegria de viver e de lutar por justiça neste País e por seus ideais de solidariedade. Ele era também um cantor, um compositor, animador da juventude, de festas na sua cidade e de ações como a que ocorria ali naquela igreja, de mais de cem anos, do Distrito de Aparecida, onde tantos companheiros e companheiras estiveram comungando o sentimento de pesar com a sua família, seus amigos, sua mãe Néia Cavalete Morgado, suas filhas, suas irmãs, e com Rosa Maria.

Aqui envio meu abraço de solidariedade e tenho a convicção de que os Senadores Heráclito Fortes e José Agripino Maia saberão respeitar o sentimento de todos nós e, sobretudo, dos familiares de Gilberto Morgado.

Encaminho à Mesa, Sr. Presidente, colhendo mais algumas assinaturas, o requerimento de pesar.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

Homilia da Missa de Sétimo Dia do Prefeito Gilberto Morgado (Pe. Altair Tonol);

Homenagem ao querido Gilberto Morgado (Claudionir D. Bovério)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2006 - Página 20854