Discurso durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos itens da Agenda do presidente Lula, em visita ao Estado de Santa Catarina, no próximo final de semana. (como Líder)

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Registro dos itens da Agenda do presidente Lula, em visita ao Estado de Santa Catarina, no próximo final de semana. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2006 - Página 21169
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ANUNCIO, VIAGEM, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PRESIDENTE DA REPUBLICA, ENTREGA, RESIDENCIA, FINANCIAMENTO, HABITAÇÃO, AGRICULTOR, INICIO, ATENDIMENTO, SISTEMA FINANCEIRO DA HABITAÇÃO (SFH), ZONA RURAL, PARTICIPAÇÃO, DEBATE, AGRICULTURA, ECONOMIA FAMILIAR, INAUGURAÇÃO, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA (CEFET), MUNICIPIO, CHAPECO (SC), ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, VALORIZAÇÃO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE, POLITICA AGRICOLA.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Agradeço ao Senador Magno Malta pela permuta. Falarei rapidamente.

Tivemos a confirmação, no dia de hoje, da agenda do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado de Santa Catarina, na próxima sexta-feira. Apesar de ela ter sido reduzida, será extremamente importante, porque tratará de dois assuntos que têm repercussão significativa para um Estado com as características econômicas e sociais de Santa Catarina.

A primeira atividade do Presidente será relacionada à agricultura familiar, com a entrega de casas. Finalmente, os agricultores terão direito a um financiamento, Senador Leomar Quintanilha, porque havia uma situação insólita, absurda os agricultores brasileiros podiam obter financiamento para aviário, para pocilga, ou seja, para instalações que acolhem animais na sua propriedade, no entanto, para construção, ampliação ou reforma das suas residências, não tinham apoio, financiamento e subsídio do Sistema Financeiro Habitacional brasileiro. Então, essa reivindicação de muitos anos dos agricultores brasileiros acabou sendo atendida pelo Governo Lula e agora está em franco desenvolvimento.

O Sul do Brasil, exatamente por ter uma organização muito dinâmica e já consolidada dos agricultores familiares, acabou saindo na frente. As habitações nas propriedades dos agricultores familiares no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina têm recebido uma grande alavancagem, tanto que, apenas no caso dos convênios relacionados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, mais de 3.600 agricultores estão tendo oportunidade de obter financiamento. Somente em assentamentos da reforma agrária no Município de Abelardo Luz, no Estado de Santa Catarina, 900 residências estão sendo financiadas para os agricultores pelo Sistema Financeiro da Habitação.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai iniciar as suas atividades, na sexta-feira, no Município de Chapecó, em Santa Catarina, com a entrega de uma dessas casas que estão sendo financiadas com os recursos oriundos do Governo Federal. Em seguida, deverá participar da atividade que reunirá alguns milhares de agricultores familiares de todo o Estado e, à tarde, o segundo eixo da visita, que também tem muita repercussão em Santa Catarina, que é a inauguração do Centro Federal de Educação e Tecnologia Federal (Cefet) de Chapecó - o de Joinville deverá ser inaugurado nos próximos dias, depois do mês de junho, pelo Ministro Fernando Haddad. Na solenidade da inauguração do Cefet de Chapecó, provavelmente o Presidente Lula deverá dar a ordem de serviço para o início das obras do Cefet de Araranguá.

Então, as escolas técnicas de Santa Catarina, que neste ano, completam 96 anos - quando o Presidente Lula assumiu, 92 anos havia se passado e apenas foram construídos três Cefets em Santa Catarina: o de Florianópolis, o de São José e o de Jaraguá do Sul -, vão ganhar, neste ano de 2006, a possibilidade de inaugurar dois Cefets até a metade do ano - o de Chapecó, que será inaugurado pelo Presidente Lula, e o de Joinville, não mais do que depois do mês de julho, pelo Ministro Fernando Haddad - e de iniciar e, tenho a certeza absoluta, também inaugurar o Cefet de Araranguá. O que foi construído em 92 anos será duplicado em quatro anos de Governo Lula.

São duas ações extremamente importantes, simbólicas, para um Estado que tem uma economia descentralizada, de ponta, em vários setores, uma agricultura baseada no pequeno produtor rural, na agricultura familiar. Portanto, as duas solenidades, os dois eventos, dos quais o Presidente Lula participará na sexta-feira em Santa Catarina, têm grande repercussão e significado, por isso estão sendo aguardados com muita expectativa por todos nós catarinenses.

Por isso pedi a palavra para registrar, desta tribuna, as duas políticas públicas adotadas pelo Governo Lula no meu Estado. Tenho a certeza de que em outros Estados da Federação que também têm como base significativa a agricultura e a indústria e, portanto, precisam tanto do ensino profissionalizante fortalecido como também de oportunidades, garantias e de melhoria na condição de vida dos agricultores, também está havendo o desenvolvimento dessas políticas, porque elas vêm sendo adotadas como políticas prioritárias do Governo Federal nesses três anos e meio.

Portanto, Srª Presidente, agradeço a V. Exª e, mais uma vez, ao Senador Magno Malta pela gentileza de haver feito comigo a permuta.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2006 - Página 21169