Pronunciamento de Juvêncio da Fonseca em 21/06/2006
Discurso durante a 86ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de várias matérias e artigos publicados na imprensa nacional, destacando o episódio que culminou com a depredação da Câmara dos Deputados no último dia 6 de junho, promovida pelo MLST, liderada pelo ex-secretário de Mobilizações Populares da Executiva do Partido dos Trabalhadores, Bruno Maranhão. Comentário sobre a matéria intitulada "Retrato do Brasil", publicada na revista Veja, edição de 14 do corrente.
- Autor
- Juvêncio da Fonseca (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
- Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
JUDICIARIO.:
- Registro de várias matérias e artigos publicados na imprensa nacional, destacando o episódio que culminou com a depredação da Câmara dos Deputados no último dia 6 de junho, promovida pelo MLST, liderada pelo ex-secretário de Mobilizações Populares da Executiva do Partido dos Trabalhadores, Bruno Maranhão. Comentário sobre a matéria intitulada "Retrato do Brasil", publicada na revista Veja, edição de 14 do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/06/2006 - Página 21191
- Assunto
- Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA. JUDICIARIO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, DIVERSIDADE, JORNAL, DENUNCIA, MANIFESTAÇÃO, VIOLENCIA, INVASÃO, DEPREDAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, COMANDO, LIDER, MOVIMENTO TRABALHISTA, PARTICIPANTE, COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
- REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DECISÃO, MINISTERIO PUBLICO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ARQUIVAMENTO, PROCESSO, ACUSAÇÃO, SEM-TERRA, INVASÃO, PROPRIEDADE, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, AUSENCIA, PUNIÇÃO.
O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PSDB - MS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, volto à tribuna no dia de hoje para, mais uma vez, comentar o episódio que culminou com a depredação da Câmara dos Deputados, no último dia 6 de junho, promovida pelo MLST - Movimento de Libertação dos Sem-Terra, e organizada pelo ex-secretário de Mobilizações Populares da Executiva do Partido dos Trabalhadores e amigo pessoal do presidente Lula, Bruno Maranhão.
As matérias e artigos publicados pela imprensa nacional deram destaque à invasão e ao fato de que o governo Lula “transformou o Brasil no território livre da baderna”.
Sr. Presidente, para que fique registrado para o historiador do futuro, solicito que as matérias e os artigos abaixo relacionados sejam considerados como parte integrante deste pronunciamento para que, assim, passem a constar dos Anais do Senado Federal.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para comentar a matéria intitulada “Retrato do Brasil”, publicada pela revista Veja de 14 de junho do corrente.
A matéria destaca que um ano depois da invasão da fazenda do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em Buritis ter sido invadida, o Ministério Público de Minas Gerais pede o arquivamento do processo contra o Movimento dos Sem Terra, sem nenhuma punição aos sem-terra. A matéria ironiza que o documento é “uma leitura altamente edificante para entender o Brasil”.
Sr. Presidente, requeiro que a referida matéria passe a integrar esse pronunciamento, a fim de que conste dos Anais do Senado Federal.
***************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JUVÊNCIO DA FONSECA EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matérias referidas:
“Insulto à democracia;”
“O país colhe o que plantou;”
“O país da baderna;”
“Reação entre amigos;”
“Ataque ao Congresso;”
“Retrato do Brasil.”