Pronunciamento de Juvêncio da Fonseca em 23/06/2006
Discurso durante a 88ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Transcrição dos artigos intitulados "O salário do voto" e "Ministro boliviano ironiza busca de auto-suficiência pelo Brasil", publicados pelo jornal O Estado de S.Paulo, edições de primeiro de junho e 30 de maio do corrente.
- Autor
- Juvêncio da Fonseca (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
- Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
POLITICA EXTERNA.:
- Transcrição dos artigos intitulados "O salário do voto" e "Ministro boliviano ironiza busca de auto-suficiência pelo Brasil", publicados pelo jornal O Estado de S.Paulo, edições de primeiro de junho e 30 de maio do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/06/2006 - Página 21511
- Assunto
- Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DESRESPEITO, LEGISLAÇÃO, CONCESSÃO, AUMENTO, SALARIO, SERVIDOR, EXECUTIVO, PROXIMIDADE, ELEIÇÕES, FAVORECIMENTO, REELEIÇÃO, REGISTRO, DECLARAÇÃO, AUTORIDADE, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, CONTESTAÇÃO, TENTATIVA, BRASIL, AUTO SUFICIENCIA, GAS NATURAL, ALEGAÇÕES, CONTRATO, EXPORTAÇÃO, HIDROCARBONETO.
O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PSDB - MS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna para comentar o artigo intitulado “O salário do voto”, publicado na seção Notas & Informações do jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 1º de junho do corrente.
O artigo mostra que, apesar da Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe aumentos de gastos com o funcionalismo nos seis meses finais do mandato dos governantes, o presidente Lula editou uma Medida Provisória aumentando os salários de 160 mil servidores de 7 setores do Executivo. A imprensa, com toda razão, “imediatamente passou a chamar de ‘pacote pré-eleitoral de bondades’”.
O artigo ainda conclui: “Computados os membros de suas famílias aptos a votar, tem-se um respeitável colégio eleitoral com cuja gratidão Lula decerto conta para liquidar a disputa no primeiro turno de 3 de outubro”.
Sr. Presidente, solicito que o artigo acima citado seja considerado como parte integrante deste pronunciamento para que, assim, passe a constar dos Anais do Senado Federal.
Como segundo assunto, ocupo a tribuna, no dia de hoje, comentar a matéria intitulada “Ministro boliviano ironiza busca da auto-suficiência pelo Brasil”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 30 de maio do corrente.
A matéria destaca que o Ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Andrés Soliz Rada, ironizou a tentativa brasileira de atingir a auto-suficiência na produção de gás, declarando que as vendas de gás boliviano para o Brasil estão garantidas, por contrato, até 2019.
Diante dessa declaração, pergunto: Evo Morales não era o “compañero” de Lula, que perdoou a dívida que a Bolívia tinha com o Brasil, jogando para o bolso do cidadão brasileiro a conta?
Sr. Presidente, solicito que a matéria acima citada passe a constar dos Anais do Senado Federal.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.
*********************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JUVÊNCIO DA FONSECA EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matérias referidas:
“Ministro boliviano ironiza busca da auto-suficiência pelo Brasil”;
“O salário do voto”.