Discurso durante a 89ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Relato e preocupação com a sabotagem contra o helicóptero do Governador do Estado de Rondônia, no Quartel da Polícia Militar da cidade de Rolim de Moura.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Relato e preocupação com a sabotagem contra o helicóptero do Governador do Estado de Rondônia, no Quartel da Polícia Militar da cidade de Rolim de Moura.
Aparteantes
Fátima Cleide.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2006 - Página 21625
Assunto
Outros > ESTADO DE RONDONIA (RO), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • COMENTARIO, PUBLICAÇÃO, IMPRENSA, OCORRENCIA, SABOTAGEM, HELICOPTERO, GOVERNADOR, QUARTEL, POLICIA MILITAR, MUNICIPIO, ROLIM DE MOURA (RO), ESTADO DE RONDONIA (RO), SUSPEIÇÃO, INEXATIDÃO, DENUNCIA.
  • CRITICA, DECLARAÇÃO, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO), ACUSAÇÃO, OPOSIÇÃO, AUTORIA, SABOTAGEM, HELICOPTERO, SUSPEIÇÃO, APROVEITAMENTO, OPORTUNIDADE, DIVULGAÇÃO, NOTICIARIO, FORMA, GARANTIA, ATENÇÃO, POPULAÇÃO.
  • QUESTIONAMENTO, POSSIBILIDADE, INEFICACIA, INVESTIGAÇÃO, SECRETARIO DE ESTADO, ESTADO DE RONDONIA (RO), SOLICITAÇÃO, APOIO, POLICIA FEDERAL, RESPONSAVEL, ATO ILICITO, MANIFESTAÇÃO, CONFIANÇA, TRABALHO, POLICIA MILITAR, PROTEÇÃO, HELICOPTERO, QUARTEL.

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, nobre Presidente, Senadora Heloísa Helena. Creio que meu tempo será o mais breve possível.

Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria apenas de fazer o relato do que ocorreu na semana passada.

Segundo a Assessoria do Governador do Estado - e colocaram manchete em toda a imprensa do Estado -, houve, na sexta-feira da semana passada, uma sabotagem contra o helicóptero do Governador, na cidade de Rolim de Moura.

Causa-me estranheza o fato de, no aeroporto da mesma cidade, ter havido também boato de sabotagem contra o avião do candidato a Governador, à época, Ivo Cassol. Agora, Ivo Cassol, atual Governador, está em pré-campanha novamente para o Governo de Rondônia e surgem esses boatos de que houve sabotagem contra o helicóptero do Governador, no quartel da Polícia Militar de Rolim de Moura, a mesma cidade. Coincidentemente, essa é a minha cidade, da qual fui Prefeito por dois mandatos, a cidade da Deputada Federal Marinha Raupp e de outros correligionários do PMDB.

Então, fico preocupado, porque, neste momento de campanha política, muitas coisas são inventadas, mas não estou desqualificando a informação sobre a sabotagem. Foi dito que colocaram em torno de trinta litros de água no tanque do helicóptero, que estava no pátio da Polícia Militar de Rolim de Moura, em Rondônia. O helicóptero tem chave no tanque. Segundo informações, o comandante do helicóptero disse que somente ele teria a chave do tanque do helicóptero; que ele estava no hotel durante a noite, que, no outro dia cedo, ele foi ligar o helicóptero e verificou que tinha água no combustível. Eu já usei helicóptero por quatro anos, quando fui Governador, e sei que a máquina que puxa o combustível tem filtro para que não entre água no tanque do helicóptero. Então, essa é uma história, no mínimo, intrigante.

O pior é que o próprio Governador, no final de semana, percorrendo vários Municípios do meu Estado, dizia que isso seria um atentado contra a vida do Governador e que teria sido executado por adversários políticos.

Ora, estou, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, trazendo este assunto a público porque sou da cidade Rolim de Moura. Fui Governador do Estado e nunca tive problema dessa natureza. A nossa Polícia Militar é honrada, briosa e responsável. Não quero levantar suspeita contra nenhum membro da Polícia Militar de Rondônia, porque, segundo consta, o helicóptero, Senadora Fátima Cleide, estava no pátio da PM, guarnecido por policiais militares, chegou de Porto Velho, se não me falhe a memória, na quinta-feira, à tarde, e, na sexta-feira, pela manhã, o piloto estava dando partida no helicóptero, quando verificou que havia esse problema. Portanto, não chegou a decolar. Agora as manchetes dão conta de que, se o helicóptero tivesse voado, teria havido pane e causado um grave acidente.

Essas coincidências estão me deixando intrigado. Já disse, no início do discurso, quando a Senadora Fátima Cleide não estava aqui presente, que, na campanha passada, na mesma cidade, no aeroporto de Rolim de Moura, houve também o comentário, a boataria publicada em manchetes de jornais de que teria havido um atentado contra o avião do Governador. Quero que isso seja apurado.

Outra coisa que também me causou surpresa: o episódio ocorreu na sexta-feira, mas não foi publicado nos jornais de sábado. Lendo as manchetes de domingo, dia em que os jornais são mais lidos, e de segunda-feira, conclui que todas as manchetes dos principais jornais davam conta desse episódio. Por que tais manchetes não foram veiculadas no sábado, mas apenas no domingo? Então, parece-me algo um tanto fantasiosa.

Era o que queria esclarecer à população do meu Estado, porque sou adversário do Governador, sou da cidade Rolim de Moura, onde, ano passado, disseram que ocorreu um atentado contra o avião do Governador. Agora, há boatos de atentado contra o helicóptero do Governador. Então, realmente é muita coincidência. As coincidências não acontecem assim com tanta freqüência.

A Srª Fátima Cleide (Bloco/PT - RO) - V. Exª me concede um aparte?

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) - Concedo a palavra à nobre Senadora Fátima Cleide, que é pré-candidata ao Governo também. Como ele não citou nomes, mencionou apenas “ações dos adversários políticos do Governador”, quem sabe V. Exª é suspeita também nesse episódio.

A Sra. Fátima Cleide (Bloco/PT - RO) - Senador Valdir Raupp, congratulo-me com V. Exª pela exposição deste fato no plenário do Senado Federal, justamente por parecer até que todos adversários do atual Governador - e não são pouco adversários, somos em quatro - estão, neste momento, sob suspeita de encomendar algo que não faz o menor sentido nas nossas existência. Quero também me juntar a V. Exª para exigir rigorosas apurações desse fato. O Estado de Rondônia é visto nacionalmente de uma maneira tão ruim, e, todo dia, mais notícias aparecem. E o próprio Governador fomentando esse tipo de coisa... Por isso, também quero apuração rigorosa. Não acredito que os policiais militares do Estado de Rondônia possam ser suspeitos dessa atitude, porque. da forma como V. Exª relatou e como a impressa está relatando, inclusive no jornal que chamamos de “Diário Oficial do Governo do Estado”, que traz com detalhes essa história, dá a entender que a sabotagem foi feita por parte de quem estava cuidando do helicóptero. Então quero também me somar a esse pedido de apuração rigorosa. E tenho certeza de que a Cel. Angelina, grande mulher à frente da Polícia Militar de Rondônia, conduzirá esse processo de forma a esclarecer toda a população de que isso não passou de um equívoco, de um grande equívoco e, creio, de uma grande farsa também. Parabéns a V. Exª por trazer esse assunto aqui ao plenário da Casa. 

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO) - Minha preocupação, nobre Senadora, é que o Secretário de Defesa do Estado de Rondônia, nomeado recentemente pelo Governo, foi durante três anos ajudante de ordens do Governador, e, pelo que sei, ele é que está conduzindo as apurações desse episódio. Parece-me que só o Estado pode pedir a colaboração da Polícia Federal. Então, sugiro que a Polícia Federal ajude a elucidar esse episódio, para que não fique o Governador, seus assessores, seus asseclas, circulando pelo Estado e dizendo que esse ato foi praticado pela Oposição, por adversários políticos do Governo.

Era esse fato, Srª Presidente, que queria aqui relatar. Mais uma vez, ressalto a minha confiança total na Polícia Militar do meu Estado, polícia que conheço, zelosa do seu trabalho, responsável, em relação à qual não quero aqui deixar nenhuma dúvida quanto ao seu trabalho, uma vez que esse helicóptero, essa aeronave estava sob a guarda da Polícia Militar, no quartel da cidade de Rolim de Moura.

Muito obrigado, Srª Presidente. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2006 - Página 21625