Discurso durante a 74ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador Antônio Mendes Canale, ocorrido no último dia 1º de junho, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Autor
Ramez Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Ramez Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do ex-Senador Antônio Mendes Canale, ocorrido no último dia 1º de junho, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Aparteantes
Roberto Saturnino.
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2006 - Página 19064
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MENDES CANALE, EX SENADOR, EX PREFEITO, EX-DEPUTADO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), SUPERINTENDENTE, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO CENTRO OESTE (SUDECO), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta, Srªs e Srs. Senadores, é sempre muito penoso e difícil fazer um discurso fúnebre, um discurso de despedida; não sou afeito a isso. No entanto, é em nome do meu Estado e em meu nome pessoal que aqui estou, porque Antônio Mendes Canale foi um grande homem público de Mato Grosso - quando o Estado era uno - e, depois, de Mato Grosso do Sul, e particularmente meu amigo. Aliás, ele se caracterizava por ser amigo dos seus amigos.

Venho, pois, apresentar, juntamente com a nossa Casa - tenho convicção disso -, nossas condolências e nossos votos de pesar pelo falecimento, no dia 1º de junho, daquele homem público, que foi Senador da República por dois mandatos e que trabalhou incansavelmente pelo nosso Estado de Mato Grosso do Sul. Aliás, todos os cargos públicos ocupados pelo Senador Antônio Mendes Canale foram exercidos com grande dedicação e com grande zelo pela causa pública. Foi assim quando Prefeito de Campo Grande por duas vezes, deixando lá uma administração extraordinária, sempre com o selo da honestidade.

Como o tempo não me permite falar mais sobre o seu período como Prefeito de Campo Grande, permito-me lembrar que foi ele quem instalou e regularizou o serviço de abastecimento de água na nossa capital. Foi também de sua iniciativa a construção do prédio do Paço Municipal de Campo Grande.

Ele foi Chefe de Gabinete do Governo de Mato Grosso, Secretário de Administração de Mato Grosso do Sul e Superintendente da Sudeco. E aí, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ele se destacou como um homem que prestou serviços além-fronteiras do então Estado de Mato Grosso do Sul, voltando os olhos para o Estado e dando tudo de si, realizando um trabalho profícuo por toda a Região Centro-Oeste.

Tive a honra de sucedê-lo na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, onde encontrei um grande trabalho realizado por ele em favor das duas unidades a que ele estava mais ligado, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, como também em prol de outros Estados que compõem a Região Centro-Oeste do Brasil.

Antes de chegar a esta Casa, antes de ser Senador da República, ele foi Deputado Estadual por duas vezes e também passou pela Câmara Federal. A vida de Antônio Mendes Canale, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é uma vida rica e os trabalhos publicados por ele, deixados por ele, estão aí para quem quiser verificar. Ele falou sobre a Federação brasileira, sobre as eleições municipais, sobre a necessidade de reforma política, sobre o desenvolvimento de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Ele defendeu ardorosamente um grande programa de desenvolvimento que, afinal, veio a se concretizar, que foi o Prodegran - o Programa de Desenvolvimento da Grande Dourados -, que trouxe extraordinários benefícios para a maior região econômica do meu Estado de Mato Grosso do Sul.

Ele recebeu muitas homenagens, muitas medalhas. Enumerá-las seria um trabalho exaustivo e o tempo não me permite. Esse homem passou por esta Casa, dignificando e honrando o Senado da República.

O Sr. Roberto Saturnino (Bloco/PT - RJ) - Permite-me um breve aparte, Senador Ramez Tebet?

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS) - Pois não, Senador.

O Sr. Roberto Saturnino (Bloco/PT - RJ) - Eu gostaria de prestar o meu testemunho, porque tive a oportunidade, o privilégio de ser colega do Senador Mendes Canale nesta Casa; portanto, pude presenciar o seu trabalho, o trabalho de um Senador que honrou o seu Estado pela seriedade, sobriedade, objetividade e probidade. Era um homem que sempre encontrou o maior respeito dos seus colegas exatamente pela substância do seu trabalho, dos seus pronunciamentos e pelo reconhecimento da sua postura ética, que honrava esta Casa e os seus pares. De forma que aproveito o pronunciamento de V. Exª para colocar o meu testemunho e a minha manifestação de pesar pela perda de um brasileiro tão importante e significativo, com o qual convivi e do qual tenho a melhor das lembranças: o Senador Mendes Canale.

O SR. RAMEZ TEBET (PMDB - MS) - Senador Roberto Saturnino, por ter convivido com ele aqui nesta Casa, com toda certeza, o seu testemunho vale muito mais do que as minhas modestas palavras. Minhas palavras são fruto da convivência com Antônio Mendes Canale, de um conterrâneo dele - que o sou -, e a palavra de V. Exª é a de um Senador que sempre defendeu, com brilhantismo, o Estado do Rio de Janeiro. Mais do que isso, tenho certeza de que V. Exªs foram companheiros de ideais, porque Antônio Mendes Canale foi um verdadeiro democrata, foi um homem que defendia os postulados de direito. Ele era amigo, por exemplo, de Tancredo Neves. Ele era um homem que sempre me dizia o valor de seus companheiros no Senado da República. Mas o que caracteriza a vida de Antônio Mendes Canale - V. Exª há de concordar comigo, já que afirmou nas suas palavras - é o valor que ele dava à moral, o valor ético ao lado do valor democrático. Era um homem honesto e nunca ninguém teve a ousadia de erguer uma palavra contra a sua moral e a sua dignidade.

Por isso, estou aqui para fazer esta saudação triste a um homem público que nos deixou e que merece ser homenageado. Faço isso como amigo que sou da família e como conhecedor que sou da sua esposa, Maysa Xavier Canale, e dos seus filhos, Antônio Mendes Canale Filho, Maysa Canale Leite, Ilva Maria Canale e o falecido Paulo Humberto Xavier Canale, com quem ele foi se encontrar. Recebam todos eles a manifestação do meu profundo pesar, que tenho certeza de que não é somente meu, mas de Mato Grosso do Sul e desta Casa, que ele honrou e dignificou.

Sr. Presidente, desculpe-me ter ultrapassado o tempo. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2006 - Página 19064