Discurso durante a 91ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre os artigos intitulados "Autoritarismo ou democracia?" e "Presidente lança obra sem comprar o terreno", publicados no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 12 e 14 do corrente, respectivamente.

Autor
Juvêncio da Fonseca (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Comentários sobre os artigos intitulados "Autoritarismo ou democracia?" e "Presidente lança obra sem comprar o terreno", publicados no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 12 e 14 do corrente, respectivamente.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2006 - Página 21913
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, CAMPANHA ELEITORAL, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, CRITICA, REELEIÇÃO, NEGLIGENCIA, CORRUPÇÃO, BUSCA, GERALDO ALCKMIN, CANDIDATO, PROPOSTA, RENOVAÇÃO, DENUNCIA, ATUAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), LANÇAMENTO, POLO PETROQUIMICO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ANTERIORIDADE, AQUISIÇÃO, TERRENO, TENTATIVA, FAVORECIMENTO, ELEIÇÕES, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PSDB - MS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna no dia de hoje para comentar o artigo intitulado “Autoritarismo dou democracia?”, de autoria do professor Denis Rosenfield, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 12 de junho deste ano.

O professor, em seu artigo, trata da próxima disputa para a Presidência da República e destaca que “presenciamos o embate entre duas concepções de Estado e de sociedade: uma, de extrema leniência com a corrupção e com a falta de ética, de aparelhamento partidário do poder de Estado, de ausência de autocrítica diante de posições que defendia e de posições que pragmaticamente veio a executar; a outra, procurando redesenhar as relações entre a sociedade e o Estado, ciente de que o progresso passa pela renovação das idéias e por novas perspectivas centradas na liberdade de escolha. Lula vê o Brasil para trás; Alckmin, para a frente”.

Sr. Presidente, solicito que o artigo acima citado seja considerado, na íntegra, como parte deste pronunciamento para que, assim, passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para comentar a matéria intitulada “Presidente lança obra sem comprar o terreno”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 14 de junho deste ano.

A matéria mostra como a Petrobras está sendo usada como instrumento político pelo atual governo do Partido dos Trabalhadores. Segundo a matéria, “A Petrobras antecipou o lançamento do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, região metropolitana do Rio, para permitir a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A estatal nem sequer comprou o terreno onde será instalado o empreendimento”.

Sr. Presidente, solicito que a matéria acima citada seja considerada como parte deste pronunciamento para que, assim, passe a constar dos Anais do Senado Federal e para permitir ao pesquisador do futuro avaliar como o governo petista agiu na corrida contra o calendário eleitoral, uma vez que, a partir do dia 30 de junho, o presidente Lula não poderá mais participar de inaugurações de obras por causa da legislação eleitoral.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JUVÊNCIO DA FONSECA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Autoritarismo ou democracia?”

“Presidente lança obra sem comprar o terreno.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2006 - Página 21913