Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Vandalismo promovido pelo Movimento de Libertação dos Sem-Terras (MLST) nas dependências da Câmara dos Deputados.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Vandalismo promovido pelo Movimento de Libertação dos Sem-Terras (MLST) nas dependências da Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2006 - Página 19186
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, REPUDIO, VIOLENCIA, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, SEM-TERRA, INVASÃO, CONGRESSO NACIONAL.
  • NECESSIDADE, ATENÇÃO, GOVERNO FEDERAL, MELHORIA, POLITICA SOCIAL, CUMPRIMENTO, EXPECTATIVA, POPULAÇÃO CARENTE, PROTESTO, MANIPULAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA, PROGRAMA, BOLSA FAMILIA.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de me associar aos Senadores que aqui se manifestaram contra a violência praticada contra a Câmara dos Deputados. Acredito que este momento deve ser de grande reflexão. É um momento para que o Governo possa parar e pensar um pouco nas políticas sociais.

É preciso acabar com o paradoxo de um programa social que virou uma panacéia para todos os males, como o Programa Bolsa Família. De outro lado, temos aí um milhão de pessoas acampadas na beira das estradas. É claro que essas pessoas têm expectativa. É claro que essa expectativa é vendida dia-a-dia na televisão. É claro que essa política social mobiliza as pessoas no sentido de buscarem suas demandas.

Então, é preciso que o Governo reflita - e que nós reflitamos também - sobre a importância de se levarem a sério os programas sociais. Programas sociais não podem ter cunho partidário nem eleitoreiro. Programas sociais não podem ser objeto de troca, de troca de votos. Projetos sociais precisam visar a resultados e ser continuados; e eles não pertencem a este ou àquele Governo, mas à sociedade brasileira.

Portanto, que este momento sirva de reflexão e que o Governo entenda que esses programas assistencialistas estão causando um grande mal a este País.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2006 - Página 19186