Fala da Presidência durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Vandalismo promovido pelo Movimento de Libertação dos Sem-Terras (MLST) nas dependências da Câmara dos Deputados.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
MANIFESTAÇÃO COLETIVA.:
  • Vandalismo promovido pelo Movimento de Libertação dos Sem-Terras (MLST) nas dependências da Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2006 - Página 19192
Assunto
Outros > MANIFESTAÇÃO COLETIVA.
Indexação
  • REITERAÇÃO, SOLIDARIEDADE, SENADO, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, REPUDIO, VIOLENCIA, INVASÃO, SEM-TERRA, DEFESA, PUNIÇÃO, RESPONSAVEL, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, AGRESSÃO, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu queria somente dizer a V. Exª que não se trata do Congresso Nacional como instituição; mas da Câmara dos Deputados, que recebeu a solidariedade do Senado Federal. Repito que, tão logo aconteceu o fato, liguei para o Presidente Aldo e coloquei-me à disposição de S. Exª, totalmente à disposição.

Eu sempre defendi manifestação democrática - eu mesmo fiz algumas -, mas manifestações democráticas; arruaças e badernas, jamais. Isso precisa ser punido exemplarmente. Acompanhei os acontecimentos na Câmara dos Deputados em todos os momentos e fiquei solidário. Porém, isso não chegou a ser um problema do Congresso Nacional, nem do Senado Federal, é um problema da Câmara dos Deputados. E essas pessoas precisam pagar pelo que fizeram, já disse e repito. E do ponto de vista do dano ao bem público na Câmara dos Deputados, elas precisam reparar o que aconteceu.

Fiz questão de dizer que, se isso acontecesse no Senado Federal, eu chamaria a Polícia e mandaria prender todos, sem exceção. Uma coisa é movimento social e outra coisa é baderna; uma coisa é movimento sem terra e outra coisa é movimento sem lei. Nessas coisas, não pode haver dúvida com relação a isso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2006 - Página 19192