Discurso durante a 103ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Manifesto encaminhado à Ministra Chefe da Casa Civil, em defesa da instalação do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais, em Santa Maria, RS. (como Líder)

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Manifesto encaminhado à Ministra Chefe da Casa Civil, em defesa da instalação do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais, em Santa Maria, RS. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2006 - Página 22852
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • REGISTRO, ENTREGA, MINISTRO DE ESTADO, DOCUMENTO, ASSINATURA, BANCADA, SENADOR, GOVERNADOR, DEPUTADOS, PREFEITO, OBJETIVO, VIABILIDADE, CENTRO DE PESQUISA, AMBITO REGIONAL, PESQUISA ESPACIAL, SEDE, MUNICIPIO, SANTA MARIA (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), VINCULAÇÃO, MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), INSTITUTO DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE), PREVISÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, CONTRIBUIÇÃO, METEOROLOGIA, AGRICULTURA, ATIVIDADE ECONOMICA, PREVENÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, DEFESA, MANUTENÇÃO, CHEFE, CONTINUAÇÃO, PROJETO, SOLICITAÇÃO, APOIO, GOVERNO FEDERAL.

O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS. Pela Liderança do PTB. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, inicialmente quero agradecer a generosidade da Senadora Lúcia Vânia, que me permite utilizar este espaço, antecedendo a sua manifestação. Saúdo a todos, na figura do nosso querido e sempre Presidente, Senador José Sarney, e do ex-Presidente do Senado Federal, Senador Ramez Tebet.

O tema que trago não é de interesse apenas do Rio Grande do Sul, apesar de a questão estar localizada lá no nosso Estado. Senador Paulo Paim, há alguns dias, um documento assinado por V. Exª, por mim, pelo Senador Pedro Simon e por diversas representações políticas do Rio Grande do Sul, e foi encaminhado à Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e ao Ministro-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Tarso Genro. O objetivo da carta foi manifestar nossa preocupação com um importante projeto que está para ser implementado no Rio Grande do Sul, que beneficiaria milhões de gaúchos, além de promover a ciência e a tecnologia no Brasil.

A proposta em questão é a viabilização do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais com sede em Santa Maria, uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia, autônoma, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O projeto prevê a utilização da infra-estrutura local, incluindo a do Observatório Espacial do Sul, no Município de São Martinho da Serra. A idéia já foi amplamente defendida, discutida em todos os níveis e hoje se encontra em fase final de decisão junto à Casa Civil da Presidência da República.

O conjunto de subscritores da carta enviada ao Governo Federal materializa a mais alta representação política do Rio Grande do Sul. Entre os signatários estão o Governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; o Presidente da Assembléia Legislativa, Fernando Záchia; os Prefeitos de Santa Maria, Valdeci Oliveira; de São Martinho da Serra, Gilson Almeida; e os Presidentes das Câmaras de Vereadores de Santa Maria, Anita Costa Beber, e de São Martinho, Hélio Martim Guterres. Esta união de esforços demonstra a importância da proposta e o excepcional valor político desta tomada de decisão.

Gostaria de registrar que a minha manifestação se soma ao pronunciamento proferido pelo Senador Paulo Paim desta tribuna recentemente. Também destaco a dedicação do Deputado Estadual Estilac Xavier, que, em parceria com lideranças locais, vem realizando um trabalho incansável no sentido de garantir que a pesquisa não sofra interrupções.

A existência de uma infra-estrutura da Universidade Federal de Santa Maria e a do Centro Regional Sul de Pesquisas Espaciais, tanto em Santa Maria como no Observatório Espacial do Sul, em São Martinho da Serra, poderá multiplicar sua contribuição para o Estado, para a Região Sul e para o País. O potencial de desenvolvimento regional que esta iniciativa trará é imensurável, como já demonstram áreas no Brasil e no exterior que passaram por situação semelhante.

São inúmeros os benefícios que o Centro Regional de Pesquisa Espacial poderia proporcionar à região. Dentre eles, podemos destacar que o uso das informações de previsão de tempo e clima poderia minimizar perdas ou potencializar lucros na agricultura, no turismo, na pesca, no uso de energia elétrica, nos transportes, no setor produtivo primário e nos setores empresarial e industrial. Além disso, os impactos socioeconômicos associados a enchentes e a períodos prolongados de estiagem poderiam ser reduzidos.

Aliás, ontem mesmo, a imprensa gaúcha, por meio da colunista Ana Amélia Lemos, dá destaque ao assunto, abordando a visão do ex-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Sarkis, defensor do projeto. Segundo ele, a ampliação do programa deveria ter interesse estratégico. Sarkis lembra o incidente com o satélite sino-brasileiro, CBERS-2, que deixou parte do Sudeste e toda a Região Sul sem observação. Se a estação do Inpe em Santa Maria já estivesse equipada, segundo ele, isso poderia ter sido evitado.

A cada ano, Sr. Presidente, assistimos no Rio Grande do Sul ao drama de agricultores que sofrem com os humores do clima, cada vez mais desregulado. E, conseqüentemente, toda a economia do Estado sente os reflexos dessas perdas. Em 2004 e 2005, o Rio Grande do Sul teve que enfrentar os efeitos da estiagem e teve uma quebra de safra que abalou a indústria, o comércio e o setor de serviços e o emprego.

Todos os anos, quando discutimos saídas para os problemas causados pelo clima, nos damos conta de que, mais do que amenizar os efeitos da seca ou das enchentes, é preciso evitar que grandes desastres aconteçam. Estudos na área da ciência e da tecnologia poderiam ajudar nossos pequenos agricultores a trabalhar com maior precisão e evitar perdas como as que temos registrado nos últimos anos.

A instalação do Centro de Pesquisas também poderia resultar em impacto direto na economia da região, com a geração de empregos, previsão meteorológica específica, avisos precisos para a defesa civil em casos de calamidades, além de possibilitar o planejamento urbano e rural, o monitoramento de safras, o controle da degradação do solo e dos recursos hídricos e geológicos. Isso sem falar na possibilidade de atração de indústrias de alta tecnologia para a região.

Sr. Presidente Marcos Guerra, é inegável a importância do Centro Regional de Pesquisas Espaciais para o Rio Grande do Sul, em especial para Santa Maria e região.

Queremos chamar a atenção também para uma questão que vem afligindo as autoridades e a comunidade científica envolvida com o projeto. Trata-se da permanência do professor Nelson Schuch na chefia da unidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em Santa Maria, condição considerada essencial para a continuidade do projeto.

De acordo com informações que chegaram até nós, Parlamentares, a direção do Inpe vem sinalizando, desde abril deste ano, a intenção de não garantir a permanência do professor Schuch no cargo. Em maio, foi formado um comitê para deliberar sobre a substituição do professor, o que, a nosso ver, irá interromper o desenvolvimento das atividades científicas ali realizadas.

O esforço e a liderança do professor Nelson Schuch foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto espacial e pela formação de doutores e mestres formados em Geofísica Espacial pelo Inpe. A própria equipe de cientistas encarregada de analisar as instalações e projetos na unidade de Santa Maria reconhece o desenvolvimento alcançado no setor e a qualificação profissional. A substituição do professor Schuch foi considerada como uma retaliação contra sua posição histórica em defesa da criação e implantação, enquanto unidade autônoma, de um Centro Regional de Pesquisa Espacial em Santa Maria. A contrariedade em relação a essa substituição foi manifestada pelas autoridades gaúchas no documento enviado ao Palácio do Planalto.

            Por tudo isso, Sr. Presidente, reafirmo aqui, em nome de todos os gaúchos e em especial da comunidade de Santa Maria e região, a importância da implantação desse projeto em nosso Estado. Peço atenção especial do Governo Federal para esta causa, que irá significar um grande passo no avanço da ciência e da tecnologia, no uso da vocação dos nossos jovens e no desenvolvimento da Região Sul como um todo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2006 - Página 22852