Discurso durante a 104ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações sobre o ingresso formal da Venezuela no Mercosul. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Considerações sobre o ingresso formal da Venezuela no Mercosul. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2006 - Página 23053
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, INGRESSO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, ESPECIFICAÇÃO, VANTAGENS, ESTADO DE RORAIMA (RR), AMPLIAÇÃO, COMERCIO, EXPECTATIVA, NEGOCIAÇÃO, REDUÇÃO, PREÇO, COMBUSTIVEL, PRODUTO IMPORTADO, EXPORTAÇÃO, SOJA, ELOGIO, AUTORIDADE, ITAMARATI (MRE), PRESIDENTE DA REPUBLICA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFORÇO, INTEGRAÇÃO, AMERICA DO SUL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador. ) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vou ser rápido. Pedi a palavra para fazer um registro que considero extremamente importante para o Brasil, para a América do Sul e especialmente para o meu Estado de Roraima.

Trata-se do ingresso formal da Venezuela no Mercosul. Está aqui o Presidente José Sarney, que construiu politicamente todo esse trabalho de fortalecimento da América do Sul.

Para nós, de Roraima, o ingresso da Venezuela no Mercosul é um passo muito importante, pois vamos ampliar nosso relacionamento comercial. Já temos um relacionamento em termos de energia e estamos discutindo - quero registrar que sou favorável a isto - a importação de combustível mais barato da Venezuela para a população do Estado de Roraima, questão em que o Presidente Lula também está interessado. Temos negociado junto ao Governo da Venezuela esse dispositivo, que, além de baratear o custo dos insumos importantes para a agricultura de nosso Estado, vai também dar melhores condições de competitividade à nossa produção.

Então, a Venezuela, ingressando no Mercosul, para nós, é um alento não só com relação ao combustível, mas a outros dispositivos, inclusive ao fortalecimento comercial, como a aquisição, por parte daquele país, da soja brasileira produzida em Roraima.

O Presidente Lula esteve na Venezuela nessa última semana. O bloco do Mercosul, agora integrado pela Venezuela, representa 76% do PIB de toda a América do Sul - mais de um US$1 trilhão - e mais de R$300 bilhões de exportação para o comércio global.

Portanto, é um passo a mais que se dá no fortalecimento de toda a América do Sul. É importante que os países sul-americanos estejam unidos, que a nossa economia seja complementar, porque temos condições de apoiar, no desenvolvimento, nossos vizinhos.

Quero saudar, sim, o ingresso da Venezuela no Mercosul, saudando o Presidente da República, saudando o Itamaraty e o Ministério das Relações Exteriores, que construiu todo esse trabalho formal de adesão nessa semana que passou.

Aproveito e saúdo também o Presidente José Sarney, que, junto com o Presidente Alfonsin e outros presidentes que vislumbraram uma América do Sul mais forte, foi um dos idealizadores desta realidade, que é o fortalecimento da América do Sul.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2006 - Página 23053