Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos 116 anos de fundação da cidade de Boa Vista, capital de Roraima, no último dia 9 de julho. Preocupação com o rigor do inverno que vem assolando o interior de Roraima, onde muitas localidades estão ilhadas. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Registro dos 116 anos de fundação da cidade de Boa Vista, capital de Roraima, no último dia 9 de julho. Preocupação com o rigor do inverno que vem assolando o interior de Roraima, onde muitas localidades estão ilhadas. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2006 - Página 23257
Assunto
Outros > HOMENAGEM. CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), ELOGIO, DESENVOLVIMENTO, CAPITAL DE ESTADO, SAUDAÇÃO, POVO, GOVERNO MUNICIPAL.
  • GRAVIDADE, INUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, INTERIOR, ESTADO DE RORAIMA (RR), ISOLAMENTO, MUNICIPIOS, DECRETAÇÃO, ESTADO DE EMERGENCIA, REGISTRO, GESTÃO, ORADOR, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, SECRETARIA, DEFESA CIVIL, SOLICITAÇÃO, PROVIDENCIA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer rapidamente dois registros que considero extremamente importantes para o nosso Estado de Roraima.

O primeiro deles é um registro auspicioso do aniversário da capital de Roraima, Boa Vista, que completou, no último domingo, 9 de julho, 116 anos. É uma cidade ainda jovem, mas que, nos últimos anos, teve enorme evolução.

Boa Vista ainda tem problemas e desafios, mas, nas últimas gestões administrativas, da Prefeita Teresa Jucá e, agora, do Prefeito Iradilson Sampaio, tem-se transformado, melhorado e não é à toa que é considerada a capital mais bonita, mais bem cuidada, mais estruturada do Norte do Brasil. Cabe a todos nós que vivemos em Boa Vista e amamos Roraima e a nossa capital registrar o aniversário de 116 anos e continuar o nosso compromisso de realizar obras, prestar serviços, melhorar a condição de vida e elevar o padrão de qualidade de vida da população da capital.

Portanto, a todos os moradores de Boa Vista, ao Prefeito Iradilson Sampaio, aos Vereadores e a todos os funcionários da Prefeitura fica o nosso abraço de comemoração e a certeza de que, no próximo ano, Boa Vista estará ainda melhor do que este ano.

O segundo registro que faço é de preocupação e de providências que quero aqui tornar públicas. Neste ano, o inverno tem sido impiedoso em Roraima e tem gerado muitos problemas, principalmente no interior do Estado. Em Boa Vista, a elevação da água do rio Branco gerou alguns problemas e, portanto, a inundação, em parte, do bairro Caetano Filho, conhecido como Beiral, o que fez com que algumas pessoas se retirassem, porque é uma área em que, normalmente, ocorrem alagamentos todos os anos. Além disso, é sintomática a situação de dificuldade que vive o interior do Estado. Por falta de recuperação das estradas, por falta de recuperação de pontes, muitas localidades de Roraima estão ilhadas, sem trânsito, e a população está perdendo a produção, tendo dificuldades de trabalhar e, mais do que isso, de se alimentar.

Por conta disso, muitos Prefeitos declararam estado de emergência nos seus Municípios, e eu, tendo esse conhecimento e mantendo contato com os Prefeitos, procurei o Ministério da Integração Nacional, e estamos tomando providências perante a Secretaria Nacional de Defesa Civil, por meio do Coronel Jorge Pimentel, para que medidas de apoio a esses Municípios sejam tomadas; apoio por meio de medicamentos, de alimentos e, num futuro próximo, apoio também à recuperação de algumas obras, como estradas e pontes, interligando novamente a população das vicinais e do interior de Roraima.

Assim, os Municípios do Uiramutã, Caracaraí, Bonfim, Caroebe, Amajari, Cantá e Normandia passam, hoje, extrema dificuldade, e os Prefeitos do interior, coordenados pela Prefeita Florany Mota, responsável pela Associação de Prefeitos do interior, estão tomando as providências no sentido de minorar essas dificuldades.

Portanto, quero registrar aqui a nossa preocupação, mas também o nosso empenho, o nosso trabalho, as nossas providências perante o Governo Federal, para que se tomem as medidas de apoio e de auxílio à população.

Hoje à noite, estarei com o Presidente Lula, na reunião do PMDB, e relatarei a Sua Excelência também a necessidade dessas providências. E já oficializei não só aos Prefeitos, mas também ao Ministério da Integração Nacional esses procedimentos e a necessidade desse apoio.

Sr. Presidente, peço que faça parte do meu pronunciamento o ofício encaminhado à Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, solicitando as providências que mencionei.

Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“Ofício nº 132/2006 - GSRJ do Sr. Senador Romero Jucá.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2006 - Página 23257