Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio à proibição do Ibama visando restringir a observação de baleias pelos turistas.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Repúdio à proibição do Ibama visando restringir a observação de baleias pelos turistas.
Aparteantes
Romeu Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2006 - Página 23310
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • CRITICA, DECISÃO, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), RESTRIÇÃO, VISITA, TURISTA, OBSERVATORIO NACIONAL (ON), EVOLUÇÃO, BALEIA, MUNICIPIO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PREJUIZO, TURISMO, CRESCIMENTO ECONOMICO, PAIS.
  • QUESTIONAMENTO, GOVERNO FEDERAL, MARINA SILVA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), AUSENCIA, ATENÇÃO, DESENVOLVIMENTO, TURISMO.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, agradeço a oportunidade.

Usei antes o microfone do Senado Federal, pela ordem, para chamar a atenção para uma decisão normativa do Ibama publicada em junho, que decide restringir a presença de pessoas em um observatório no Município de Imbituba, na região sul do nosso Estado, para admirar as baleias que ali nadam, bóiam e fazem evoluções, próximas da praia. Neste período, a baleia franca vem de regiões frias para o Sul do País, justamente nessa região, a fim de procriar e amamentar seus filhotes. São muitas baleias. Isso acontece há anos. Inúmeros e inúmeros turistas vão à encosta para observar as baleias. Se elas se sentissem incomodadas, não ficariam ali. É aquele exibicionismo todo, elas ficam fazendo evoluções. Parece que estão se exibindo para os turistas. Ficam nadando com os filhos. O próprio Senado Federal tem um documentário, que é apresentado freqüentemente na televisão, mostrando essas belezas todas.

Recebi, há pouco, inúmeros e-mails e ligações sobre o fato de o Ibama querer proibir que os turistas presenciem essa evolução das baleias. É estranho que isso esteja acontecendo. O Ibama precisa conciliar, sem exagero, as ações ecológicas de preservação, sem proibir às pessoas o prazer de ver aqueles animais maravilhosos em Santa Catarina, desde esta época até o final do ano.

Deixo registrada nesta Casa a falta de visão por parte do Ibama. Essa ação dura que o Ibama vem tomando seguidamente prejudica o turismo do nosso País, o crescimento social e econômico do nosso País.

Eu estava lendo hoje que a Alemanha se orgulha dos dois milhões de turistas que para lá foram por causa da Copa. A Alemanha está se gabando disso porque 90% dos que foram para lá vão recomendar a outros que visitem aquele País. Imaginem o que os turistas que vão para o sul do Estado, que estão lá observando as baleias vão dizer, pelo Brasil e pelo mundo afora, sobre o espetáculo da baleia franca!

É lamentável que o Ibama não tenha essa visão. É lamentável que este Governo tome posições com essa, duras, prejudicando o crescimento do turismo do nosso País.

O Sr. Romeu Tuma (PFL - SP) - Sonegando o prazer de ver as baleias, eles estão tirando aquela vocação de preservação; não estimula o amor das crianças pelas baleias, Senador.

O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC) - É verdade. Até isso.

O assessor da Ministra Marina é o Sr. Luis Fernando Krieger Merico, de Santa Catarina.

Com respeito às baleias, deixo registrado nesta Casa o meu parecer: que Governo atrasado! Que Governo que toma posições duras e não demonstra sensibilidade com esse setor!

Santa Catarina, com certeza, vai tomar posições duras referentes a essa ação da Ministra Marina - se é que ela está sabendo - e do Ibama.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2006 - Página 23310