Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "FHC diz não ser igual a 'essa gente do PT' e que Lula 'é bom de garganta'", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 26 de junho último. Transcrição nos Anais do Senado federal do editorial intitulado "Sob Encomenda", do jornal Folha de S.Paulo, edição do último domingo e diversos outros temas.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Registro da matéria intitulada "FHC diz não ser igual a 'essa gente do PT' e que Lula 'é bom de garganta'", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 26 de junho último. Transcrição nos Anais do Senado federal do editorial intitulado "Sob Encomenda", do jornal Folha de S.Paulo, edição do último domingo e diversos outros temas.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2006 - Página 23311
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PUBLICAÇÃO, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, COMENTARIO, DEPOIMENTO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ACEITAÇÃO, COMPARAÇÃO, GESTÃO, GOVERNO, CRITICA, CORRUPÇÃO, AUMENTO, GASTOS PUBLICOS, PROPAGANDA, GOVERNO FEDERAL, ATUALIDADE, QUESTIONAMENTO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, FAVORECIMENTO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), CARGO PUBLICO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
  • CRITICA, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, ALTERAÇÃO, ORÇAMENTO, AUMENTO, GASTOS PUBLICOS, PUBLICIDADE, OBJETIVO, CONTROLE, IMPRENSA, PARLAMENTO.

            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro da matéria intitulada “FHC diz não ser igual a ‘essa gente do PT’ e que Lula ‘é bom de garganta’”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 26 de junho do corrente.

            A matéria destaca que ex-presidente não teme e aceita a comparação de seu governo com a gestão do PT. Segundo o ex-presidente, tem apenas uma coisa que o governo do PT fez a mais que o governo do PSDB: “muita corrupção, os escândalos, aí ganharam. Também gastaram muito. É muita publicidade, é muita propaganda, é muita palavra para não encobrir nada. Aí ganharam”.

            Sr. Presidente, as mudanças serão operadas pela sociedade por intermédio do voto, manifestação soberana do povo nas urnas.

            Não podemos privar os historiadores, as gerações futuras de pesquisadores de alguns registros importantes.

            O editorial da Folha de S.Paulo, da edição de domingo, dia 09 de julho, intitulado “Sob Encomenda”, é uma peça escrita que deve constar dos Anais da casa.

A devolução dos Correios ao fisiologismo, pouco mais de um ano depois de a estatal ter ocupado o epicentro da crise que deflagrou o escândalo do mensalão, é o fecho de um ciclo na República brasileira. É o atestado de que os sucessivos desmandos na política federal em nada mudaram, em essência, o modo pelo qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exerce o poder.

            Como destaca o editorial da Folha, o Presidente Lula faz entrega dos Correios ao PMDB, faz ajuste em seu modo de selar alianças, devemos louvar os órgãos de imprensa independentes em nosso país que jamais deixaram de ser combativos mesmo nos períodos mais sombrios do regime militar e hoje contribuem na busca da transparência que deve prevalecer nas ações de estado.

            No nosso entorno, o verso do poeta espanhol Francisco de Quevedo, resume a relação entre o executivo e a mídia escrita:

            “Quem ao lado traz dinheiro, é formoso mesmo que seja feio”...

            Segundo dados da ONG Poder Ciudadano, em 2005, o governo argentino gastou 43,8% a mais em publicidade oficial do que o estipulado no orçamento.

            Segundo a referida Organização Não-Governamental, jornais de baixa tiragem, mas que elogiam o presidente Kirchner, recebem quase o dobro de verbas oficiais, se comparados com os jornais de grande circulação, mas de tom crítico.

            Na última sexta-feira o presidente argentino obteve autorização do senado para alterar o orçamento à vontade, faltando apenas a câmara dar o seu aval. em que pese esse “superpoder” já existir desde 2001, o presidente Kirchner pretende tornar essa prerrogativa permanente.

            Mídia controlada por meio de verba de publicidade, congresso esvaziado: o presidente Kirchner exerce um poder sobre várias esferas da sociedade argentina nunca visto em um governo civil.

            Alguns historiadores já o qualificam o presidente-monarca.

Sr. Presidente, solicito que as matérias acima citadas passem a integrar este pronunciamento e, assim, constem dos Anais do Senado Federal.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“FHC diz não ser igual a ‘essa gente do PT’ e que Lula ‘é bom de garganta’”; O Estado de S. Paulo.

“Sob Encomenda”;Folha de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2006 - Página 23311