Discurso durante a 106ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização, em Brasília, da terceira Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, de iniciativa do governo federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Registro da realização, em Brasília, da terceira Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, de iniciativa do governo federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra.
Publicação
Publicação no DSF de 11/07/2006 - Página 23323
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, FEIRA, AMBITO NACIONAL, AGRICULTURA, PROPRIEDADE FAMILIAR, REFORMA AGRARIA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), INICIATIVA, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRARIA (INCRA), REGISTRO, COMERCIALIZAÇÃO, PRODUÇÃO AGRICOLA, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, LANÇAMENTO, PUBLICAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, POPULAÇÃO.
  • COMENTARIO, APROVAÇÃO, SENADO, PROJETO DE LEI, POLITICA NACIONAL, AGRICULTURA, ECONOMIA FAMILIAR, IMPORTANCIA, PARTICIPAÇÃO, SETOR, PRODUÇÃO AGRICOLA, BRASIL.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esta é apenas uma rápida intervenção, que faço com muita alegria, com o objetivo de registrar a realização, em Brasília, no período de 21 a 25 de junho passado, da III Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, iniciativa do Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra.

            O evento constituiu-se em mais um sucesso, na promoção, a partir da Capital Federal, daquilo que o campo brasileiro produz de melhor. Serviu também para dar visibilidade às atividades de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas, grupos de mulheres, indígenas, pescadores artesanais e extrativistas. Em torno de 500 agricultores de todo o Brasil tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, estabelecendo ainda uma saudável e enriquecedora troca de experiências, com agendamento de negócios para o futuro.

            Foram cinco dias de atividades, envolvendo rodadas de negócios, seminários e debates, lançamento de livros e publicações, simulações para protótipos de agroindústrias, além de uma farta agenda de atividades culturais. Nomes expressivos da música popular brasileira, como Zé Ramalho e Genival Lacerda, e a Banda de Pífanos de Caruaru brindaram o público com agradáveis momentos de cultura e lazer.

Os dados finais relativos ao número de visitantes e ao volume de negócios ainda não foram divulgados, mas, de acordo com estimativa do coordenador da III Feira de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, José Batista, os expositores devem ter movimentado em torno de R$1,5 milhão em vendas nos estandes. A participação popular alcançou, nos primeiros quatro dias do evento, o expressivo número de 30 mil visitantes.

E falando em agricultura familiar, Sr. Presidente, permito-me lembrar a aprovação, no início de julho, pelo Senado Federal, do Projeto de Lei que institui a Política Nacional de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Trata-se de uma notícia certamente auspiciosa para os brasileiros que vivem no meio rural. Pelo Projeto, que vai à sanção presidencial, o agricultor familiar e a agricultura familiar passam a ser reconhecidos como uma categoria produtiva, o que implica garantia de institucionalização das políticas públicas voltadas para o setor.

No Brasil, a agricultura familiar responde por mais de 40% do valor bruto da produção agropecuária, enquanto suas cadeias produtivas perfazem 10% de nosso Produto Interno Bruto. São mais de quatro milhões de agricultores familiares em atividade no País, representando 84% dos estabelecimentos rurais, responsáveis pela absorção de 70% da mão-de-obra do campo. Assim, a agricultura familiar garante a maioria dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, como mandioca, feijão, carne suína e bovinocultura leiteira, entre outros.

Enfim, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, concluindo, quero congratular-me com todos os brasileiros que participam do extraordinário esforço de produzir, em bases familiares, alimentos para o Brasil. Estão todos duplamente de parabéns: pelo sucesso da III Feira de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, e também pela aprovação de um projeto que deve garantir melhores condições de vida e trabalho para os milhões de conterrâneos que atuam no meio rural.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/07/2006 - Página 23323