Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de aplauso à VARIG, em comemoração à decisão judicial que aceitou a proposta de compra feita pelo consórcio de Trabalhadores da empresa e investidores.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Voto de aplauso à VARIG, em comemoração à decisão judicial que aceitou a proposta de compra feita pelo consórcio de Trabalhadores da empresa e investidores.
Publicação
Publicação no DSF de 21/06/2006 - Página 20826
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • HOMENAGEM, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), ELOGIO, DECISÃO JUDICIAL, APROVAÇÃO, PROPOSTA, AQUISIÇÃO, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, CONSORCIO, TRABALHADOR, GRUPO, INVESTIMENTO, OBJETIVO, REESTRUTURAÇÃO, EMPRESA.
  • REGISTRO, SOLIDARIEDADE, PRESIDENTE, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), JUIZ DE DIREITO, RESPONSABILIDADE, PROCESSO, AQUISIÇÃO, EMPRESA.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS) - Sr. Presidente, faço uma questão de ordem antes de usar a tribuna, no tempo que V. Exª me conceder.

Encaminho à Mesa um requerimento de solidariedade e de aplausos à Varig. O requerimento é mais na linha da solidariedade pelo momento difícil que a Varig está atravessando.

Pergunto a V. Exª, sem prejuízo do meu tempo, porque quero falar de um assunto muito importante para o Rio Grande do Sul que é sobre Santa Maria, se eu poderia rapidamente discorrer sobre esse requerimento e, em seguida, usar o tempo a mim destinado.

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - RS) - Senador Paim, em termos regimentais, é impraticável. A Mesa tentará compreender a relevância do tema de V. Exª e pede o aproveitamento máximo do tempo.

O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Para uma questão de ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nos termos do art. 222 do Regimento Interno da Casa, requeiro o voto de aplauso à Varig, voto de solidariedade à Varig (Viação Aérea Riograndense, que foi criada em 7 em maio de 1927. A empresa começou pequena e pouco a pouco foi atuando em novas rotas, adquirindo novos aviões e ampliando o seu quadro de funcionários, até se transformar no hoje chamado Grupo Varig. Foi uma trajetória de lutas, de conquistas, de muitas vitórias e uma grande história que merece o nosso respeito e a nossa solidariedade. A empresa, em face de decisão judicial tomada, em 19 de junho de 2006, deu um gigantesco passo para a sua reestruturação. Trata-se de um novo modelo de gestão com o objetivo de trazer novos investidores para a companhia. O juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, responsável pela recuperação judicial da Varig, conduz o processo com brilhantismo, tentando driblar a maior crise vivida pela companhia. O corpo de funcionários incansavelmente luta pela sobrevivência da empresa com o mesmo espírito guerreiro do grande Rubem Berta, que continua mais vivo do que nunca com as suas idéias entre os colaboradores da empresa. Vemos no consórcio formado por funcionários e investidores que hoje passam a gerir a Varig a volta às origens da empresa, como era administrada pelo grande Rubem Berta.

Senhoras e senhores, lutamos, emocionamo-nos e conseguimos mantê-la no ar por considerar essa importante empresa ainda o símbolo do Brasil no exterior. O mais importante foi a vitória da união, da coerência, do entendimento feito por investidores e pelos próprios trabalhadores.

Saudamos com alegria essa gloriosa empresa que faz parte da história do nosso País. Estendo o voto de solidariedade também ao Presidente da empresa, Marcelo Bottini, e ao Juiz de Direito Luiz Roberto Ayoub. Espero que este voto de solidariedade seja encaminhado ao Presidente da Varig e ao consórcio que assumiu a Varig, formado pelos trabalhadores e, naturalmente, pelos novos investidores, com a certeza de que essa solidariedade do Senado é mais uma forma de mostrar que estamos dispostos a ajudar a recuperação no aspecto político que compete a nós. Tenho certeza de que essa é a vontade de todos os Senadores.

Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/06/2006 - Página 20826