Fala da Presidência durante a 81ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade ao discurso do Senador Edison Lobão de homenagem ao aniversário de 170 anos da Polícia Militar do Maranhão.

Autor
Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
Nome completo: Romeu Tuma
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Solidariedade ao discurso do Senador Edison Lobão de homenagem ao aniversário de 170 anos da Polícia Militar do Maranhão.
Publicação
Publicação no DSF de 15/06/2006 - Página 20501
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, DISCURSO, SENADOR, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, POLICIA MILITAR, ESTADO DO MARANHÃO (MA).
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, URGENCIA, REMESSA, CONGRESSO NACIONAL, REGULAMENTAÇÃO, ATIVIDADE, POLICIA FEDERAL, CUMPRIMENTO, COMPROMISSO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ).

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Senador Edison Lobão, permita-me associar-me às homenagens que V. Exª presta à Polícia Militar do Maranhão. Lembrei-me dos princípios da Revolução Francesa: liberdade igualdade e fraternidade. Aqueles revolucionários não se esqueceram de criar uma força pública em defesa dos princípios da revolução. Então, esse é um desígnio claro que V. Exª menciona ao Plenário.

Hoje é um dia especial, Senador Paulo Paim! Interessante que a calma do Plenário traz à discussão assuntos bastante importantes, que falam com a alma da sociedade. E o Senador Edison Lobão traz, com clareza, a preocupação com a sua Polícia, que também é nossa, de cada Estado.

A Revolução Francesa entendeu que, por bem, deveria haver uma força pública para defender os interesses da sociedade. E V. Exª repete aqui, com ênfase, com dedicação e com conhecimento de causa, a mesma idéia. O Senador César Borges também foi Governador e sabe o que representa isso.

Quero cumprimentá-lo!

Peço, por favor, ao Presidente Lula: não se esqueça de que Vossa Excelência tem o compromisso de enviar a esta Casa a regulamentação das atividades e dos novos quadros da Polícia Federal. Vossa Excelência tem um compromisso com o Ministro da Justiça, que já declarou que se não for enviado ao Congresso Nacional tal regulamentação, S. Exª abandona o cargo, em razão dos princípios que procura defender da Polícia Federal.

Cumprimento V. Exª e peço-lhe desculpas por interrompê-lo na saída da tribuna.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/06/2006 - Página 20501