Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo com a cobertura total do Sistema de Atendimento Médico de Urgência (Samu), com a entrega das últimas unidades ao Estado de Santa Catarina.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Regozijo com a cobertura total do Sistema de Atendimento Médico de Urgência (Samu), com a entrega das últimas unidades ao Estado de Santa Catarina.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2006 - Página 22356
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, TOTAL, COBERTURA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), SISTEMA, URGENCIA, ASSISTENCIA MEDICA, EXTENSÃO, MUNICIPIOS, MICRORREGIÃO, DISPONIBILIDADE, AMBULANCIA, EMERGENCIA, SAUDE PUBLICA, ELOGIO, ARTICULAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, ACESSO, PROGRAMA, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DA SAUDE (MS).

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, em Santa Catarina, estamos comemorando porque o nosso Estado é o primeiro do Brasil com cobertura total do Sistema de Atendimento Médico de Urgência, o Samu. Tivemos, na segunda-feira, a entrega das últimas unidades desse Sistema, para cobrir exatamente a região do nosso Estado que faltava ser coberta, que era a região serrana.

Na região, dezoito municípios serão atendidos por seis ambulâncias, sendo quatro de suporte básico e duas de suporte avançado. Essas seis ambulâncias do Samu entregues ontem completam todas as regiões do Estado. Portanto, além da região serrana, que foi contemplada ontem, temos a região de Joaçaba, que cobre 52 municípios, a região de Florianópolis, que tem cobertura para 22 municípios, de Blumenau, com a cobertura de 53 municípios, de Criciúma, com 43 municípios, de Chapecó, com 78 municípios, e de Joinville, com 27 municípios.

Portanto, com todas as regiões do Estado atendidas, muito nos orgulhamos que Santa Catarina seja, dentro desse Sistema que foi lançado pelo Presidente Lula em 2003 como parte da Política Nacional de Atenção às Urgências na área da Saúde, o primeiro Estado a ter capacidade de, por uma parceria entre o Governo Federal, o Governo Estadual e os Governos municipais, poder dar esse atendimento, porque sabemos o quanto é fundamental esse atendimento na hora em que alguém necessita dele. O Samu é aquela verdadeira UTI móvel que chega rapidamente para, no deslocamento, prestar o atendimento emergencial que pode fazer a diferença entre a vida e a morte, entre a superveniência ou não de uma seqüela de alta gravidade.

Então, esse serviço utilizado em casos de emergência é solicitado pelo número 192. Ou seja, em Santa Catarina, qualquer catarinense pode, agora, acessar o número 192 para ter a certeza absoluta de um atendimento imediato, que, em casos de acidentes mais graves, como um enfarto ou choque elétrico, em todas aquelas emergências, poderá fazer a diferença.

O Samu funciona com ambulâncias equipadas que têm equipes de profissionais de saúde - e é aí que entra a parceria efetiva entre os profissionais que integram o Sistema Único de Saúde, o que é muito importante para nós.

Assim, eu não poderia deixar de fazer este registro, eu não poderia deixar de comemorar esse fato com todos os catarinenses.

No Brasil, o Samu está presente em 784 municípios, atendendo, aproximadamente, 86 milhões de brasileiros, e já está presente em todas as capitais do nosso País.

Em Santa Catarina, graças à agilidade, à competência e à capacidade de articulação no nosso Estado, o Samu já está presente em todas as regiões, atendendo todos os catarinenses com esse serviço que é, indiscutivelmente, reconhecido como um serviço de excelência na atuação dos casos de emergência.

Eu gostaria, Sr. Presidente, que todos os Estados brasileiros tivessem também a capacidade de se articular rapidamente para poderem acessar esse programa, que é um dos principais da Política Nacional de Atenção às Urgências, executado pelo Governo do Presidente Lula, através das ações do Ministério da Saúde.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2006 - Página 22356