Discurso durante a 102ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Transcrição nos Anais do Senado Federal do artigo intitulado "A próxima revolução mexicana", de autoria de Jorge Castañeda, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 4 do corrente.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Transcrição nos Anais do Senado Federal do artigo intitulado "A próxima revolução mexicana", de autoria de Jorge Castañeda, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 4 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2006 - Página 22638
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, JORNAL, ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, AUTORIDADE, ESTRANGEIRO, ANALISE, ELEIÇÕES, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, MEXICO, VITORIA, CANDIDATO, LIBERALISMO, MOTIVO, ESTABILIDADE, CRESCIMENTO ECONOMICO.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de solicitar a V. Exª a transcrição na íntegra, nos anais desta Casa, do artigo publicado no Jornal O Estado de S. Paulo, intitulado “A próxima revolução mexicana”, edição do dia 04 de julho de 2006, de autoria de Jorge Castañeda.

O ex-ministro de Relações Exteriores do México, atualmente ocupante da cátedra de Política e Estudos Latinos Americanos da Universidade de Nova York, nos brinda com um primoroso artigo sobre as últimas eleições presidenciais mexicanas, a partir de uma análise em torno do possível itinerário a ser percorrido pelo candidato vitorioso Felipe Calderón, representante da ala conservadora do Partido de Ação Nacional (PAN).

Em que pese à margem mínima de vantagem de Felipe Calderón sobre o seu opositor, Andrés Manuel López Obrador, do Partido Revolucionário Institucional, pouco mais de um ponto percentual ou 385 mil votos, há um indicativo claro de que a população realmente se inclinou pelas propostas do liberal de centro-direita, na seqüência das mudanças promovidas na última década.

Como ressalta Jorge Castañeda, o argumento utilizado por Calderón e que deve ter sensibilizado o eleitorado, foi o fato do México, “ nos últimos dez anos, embora não seja um paraíso, vive um período de progresso: a inflação está sob controle, o crescimento começou a deslanchar, a pobreza está sendo reduzida, e as taxas de juros menores tornaram o crédito acessível á classe média”. resto do

A tarefa de Felipe Calderón será promover as reformas necessárias e possibilitar que o México possa finalmente colher os frutos da estabilidade já conquistada.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“A próxima revolução mexicana.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2006 - Página 22638