Discurso durante a 107ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento em homenagem ao centenário do nascimento do ex-Deputado Federal pela Paraíba, Sr. Jader Silva de Medeiros.

Autor
Efraim Morais (PFL - Partido da Frente Liberal/PB)
Nome completo: Efraim de Araújo Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Apresentação de requerimento em homenagem ao centenário do nascimento do ex-Deputado Federal pela Paraíba, Sr. Jader Silva de Medeiros.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2006 - Página 23524
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JADER MEDEIROS, DEPUTADO FEDERAL, MUNICIPIO, SANTA LUZIA (PB), ESTADO DA PARAIBA (PB), ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA, COLABORAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, REVOLUÇÃO, PERIODO, GESTÃO, WASHINGTON LUIZ, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. EFRAIM MORAIS (PFL - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero apresentar a esta Casa requerimento, nos termos do art. 222 do Regimento Interno, para que seja homenageado o centenário do nascimento do Deputado Federal Jader Silva de Medeiros, representante do meu Estado, a Paraíba, e que devotou grande parte da sua vida a nossa terra natal, minha e de Jader, Santa Luzia, bem como todo o meu querido Vale do Sabugi, que se localiza no Seridó paraibano.

Ao justificar este requerimento, devo dizer que foi exatamente no dia 10 de julho de 1906 - ou seja, aniversariou no dia de ontem - que nasceu na minha querida Santa Luzia, no Vale do Sabugi, o filho do casal Francisco Leandro de Medeiros e da Srª Maria Marieta de Medeiros, que, durante boa parte de sua vida, se ateve às letras.

O homenageado, o Deputado Federal Jader Silva de Medeiros, foi presidente do Grêmio Literário Joaquim Nabuco, de onde sairia consagrado o grande Gilberto Freire.

Devo ainda informar que era um homem dotado de visão larga e de espírito dinâmico e progressista, além de um especial, aí sim, amor pela nossa terra. Este parece um dos fatos que caracterizam os filhos de Santa Luzia: o amor pela nossa querida terra.

E foi um homem que escreveu muito sobre a nossa história, tem livros e, como eu, por aquela terra, tem verdadeira obsessão .

De espírito libertário, foi chefe civil da Revolução de 1930 e articulou, com o Capitão Abelardo Lobo, do 29º BC, a adesão à causa da aliança liberal à revolução.

Foi um homem sem vaidade. Nos idos de 1935 foi um dos fundadores da Cooperativa Agrícola de Santa Luzia, ainda hoje prestando serviço à nossa terra, à nossa região.Trabalhou em construções de açudes importantes na época do Dnocs. Enfim, um homem liberal que tinha visão das dificuldades do nosso sertão paraibano. Então, quando serviu ao Governo Alcindo Leite, na nossa cidade, prestou inumeráveis serviços no que tange ao aspecto urbanístico. E hoje todos nós devemos muito a essa visão.

Na área educacional, cooperou na campanha “Educação e orientação de menores de Santa Luzia”. Sabe muito bem V. Exª que naquela época o Juiz de Direito era exatamente a pessoa que tomava essa iniciativa. Então, devo registrar o idealismo de um dos homens que passou pela minha terra e teve um grande serviço prestado, que foi o Dr. Semeão Fernandes Cardoso Cananéia, então Juiz de Direito da nossa comarca.

Sr. Presidente, o destino lamentavelmente pregou uma peça a Jader Medeiros, pois veio a falecer em 8 de maio de 1960, quando, no dia seguinte, assumiria o seu segundo mandato como Deputado Federal. Perdeu Santa Luzia, perdeu o Vale do Sabugi, perdeu a Paraíba e perdeu o Brasil com a morte deste grande paraibano, deste grande santa-luziense que foi Jader Medeiros.

Por tudo isso, Sr. Presidente, considero justa a propositura de homenagem que ora submeto e peço o apoio dos nobres colegas para a sua aprovação.

Agradeço a V. Exª e tenho certeza de que estou fazendo justiça a um dos grandes representantes do povo paraibano no Congresso Nacional, o Dr. Jader Silva de Medeiros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2006 - Página 23524