Discurso durante a 107ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao terceiro Jamboree Nacional dos Escoteiros.

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao terceiro Jamboree Nacional dos Escoteiros.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2006 - Página 23737
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, IMPORTANCIA, ESCOTISMO, COMPLEMENTAÇÃO, ATUAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, FAMILIA, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, BENEFICIO, EDUCAÇÃO, JUVENTUDE.
  • REGISTRO, HISTORIA, ESCOTISMO, BRASIL, MUNDO.
  • ANUNCIO, ENCONTRO, AMBITO NACIONAL, MEMBROS, ESCOTISMO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), INICIO, COMEMORAÇÃO, CENTENARIO.

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,

HOMENAGEM AO III JAMBOREE NACIONAL DOS ESCOTEIROS

Pronunciamento realizado pelo Senador Flávio Arns, no Plenário do Senado Federal, 11 de julho de 2006

     Existe, espalhado por todo o mundo, um movimento de educação não formal que se preocupa com o desenvolvimento integral e com a formação permanente dos jovens, complementando o esforço da família, da escola e das instituições.

     Um movimento cujo propósito é contribuir para que os jovens assumam seu próprio desenvolvimento, especialmente do caráter, ajudando-os a realizar suas plenas potencialidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais; como cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades.

     Um movimento que visa a oferecer aos jovens o desenvolvimento equilibrado de todas as dimensões de sua personalidade, promovendo, criando e fornecendo oportunidades para o pleno desdobramento de toda a complexa variedade de expressões do ser humano.

     Um movimento que, enfim, educa para a liberdade e procura desenvolver a capacidade de pensar criativamente, mais do que a aquisição de conhecimentos ou de habilidades específicas; que crê na família como raiz integradora da comunidade e centro de uma civilização baseada no amor, na verdade e na justiça; e que educa para o respeito, para a vida afetiva e para o amor.

     Esse movimento, Senhoras e Senhores Senadores, é o escotismo.

     O movimento escotista existe desde que, em 1907, o brilhante oficial inglês e herói nacional, Robert Baden-Powell, resolveu aplicar sua bem sucedida experiência militar na formação dos jovens de todo o mundo.

     No Brasil, a chegada do movimento foi rápida. Em 1909, um grupo de suboficiais da Marinha de Guerra do Brasil encontrava-se na Inglaterra e teve contato com o novo método de treinamento de jovens que se alastrava rapidamente pela Europa. No ano seguinte, após desembarcarem no Rio de Janeiro, aqueles militares fundaram o embrião do que viria a ser o escotismo brasileiro.

     Hoje, em todo o mundo, são nada menos do que 25 milhões de integrantes de um movimento que, prestes a comemorar seu primeiro século de existência, dá provas incontestes de seu sucesso e de sua aceitação no meio infanto-juvenil. No Brasil, há mais de 1.200 grupos de escoteiros, coordenados pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB).

     Por tudo isso, é uma grande honra para nosso País e, em especial, para Brasília, o fato de que, em julho próximo, ocorrerá, no Parque da Cidade, o III Jamboree Nacional Escoteiro. Esse será o primeiro grande evento comemorativo do Centenário do Escotismo, iniciando um grande ciclo de comemorações entre os milhões de escoteiros em todo o mundo.

     São esperados cerca de 5 mil participantes, na sua maioria jovens de 11 a 17 anos. Entre eles, haverá escoteiros vindos do exterior, bem como autoridades e representantes de grupos escoteiros de diversas partes do mundo.

     O evento terá início, no dia 16, com uma cerimônia de abertura e seguirá durante toda a semana com atividades tais como:

* Turismo em Brasília - na qual os jovens conhecerão os principais pontos turísticos da capital, suas obras de arte arquitetônica, lugares que valorizam a nossa história, etc;

* Jogo de orientação dentro do parque;

* Elaboração de trabalhos manuais, confeccionados com tecnologias variadas, que serão usados para presentear instituições filantrópicas;

* Jogos no parque aquático;

* Um dia em uma fazenda localizada no cerrado, onde os jovens poderão conhecer as características desse ecossistema e fazer atividades aventureiras, fortalecendo sua consciência ecológica;

* Uma manifestação pela paz na Praça dos Três Poderes;

* Festival gastronômico, no qual os pratos serão preparados pelos próprios escoteiros, que produzirão algo da comida típica de suas respectivas regiões;

     Além de tudo isso, haverá atividades diárias de reflexão e espiritualidade, em que se oferecerá aos jovens um momento para refletirem acerca de suas ações e dos valores escoteiros.

     Quero registrar, portanto, o meu apoio irrestrito à realização de mais esse grande encontro nacional dos escoteiros e transmitir, à pessoa do Senhor Paulo Salamini, Diretor Presidente da UEB, meus votos de sucesso em mais esse importante evento para o desenvolvimento do espírito escoteiro em nossos jovens e cm nossa comunidade.

     Muito obrigado - Senador Flávio Arns.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2006 - Página 23737