Discurso durante a 108ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de pleito para que o governo federal possa atuar no sentido de atender e apoiar as comunidades indígenas que estão isoladas.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. ENSINO SUPERIOR. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Registro de pleito para que o governo federal possa atuar no sentido de atender e apoiar as comunidades indígenas que estão isoladas.
Publicação
Publicação no DSF de 13/07/2006 - Página 23909
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. ENSINO SUPERIOR. ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • APREENSÃO, SUPERIORIDADE, CHUVA, ESTADO DE RORAIMA (RR), RISCOS, CALAMIDADE PUBLICA, SOLIDARIEDADE, PEDIDO, COMUNIDADE INDIGENA, AUXILIO, GOVERNO FEDERAL, ALIMENTOS, ASSISTENCIA MEDICA, COMBUSTIVEL, TRANSPORTE AEREO, RECURSOS, RECONSTRUÇÃO, PONTE, RODOVIA.
  • ANUNCIO, SECRETARIA, DEFESA CIVIL, PROVIDENCIA, ATENDIMENTO, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, JOSE SARNEY, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, INSTALAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPA (UFAP), UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • SOLIDARIEDADE, SERYS SLHESSARENKO, SENADOR, INJUSTIÇA, ACUSAÇÃO, CORRUPÇÃO.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas para fazer o registro de que, na tarde de ontem, usei da palavra para relatar a dificuldade por que a população do interior de Roraima está passando por conta das fortes chuvas, do forte inverno que acomete o nosso Estado. A situação de pontes e estradas é extremamente precária, o que tem isolado muitas comunidades.

Hoje, recebi do Conselho Indígena de Roraima, da Associação dos Povos Indígenas de Roraima, do Conselho dos Povos Indígenas Ingaricó e da Organização dos Professores Indígenas de Roraima pleito para que o Governo Federal possa atuar no sentido de atender e apoiar as comunidades indígenas que estão isoladas.

As comunidades indígenas pedem alimentação, assistência médica, combustível e transporte aéreo e, assim que paralisarem as chuvas, recursos para serem reconstruídas pontes e estradas.

Portanto, quero registrar que ontem mesmo, na reunião ministerial, eu mantive contato com o Ministro do Interior, Pedro Brito, e fui informado de que as providências da Secretaria de Defesa Civil do Governo Federal já estão sendo tomadas. Alimentação e medicamentos já estão sendo providenciados e, não só as comunidades indígenas, mas também a população de vilas e vicinais será auxiliada por meio desse atendimento emergencial.

Então, solicito a transcrição desse pleito e das comunidades indígenas de Roraima e quero aproveitar para fazer dois registros.

O Presidente Sarney falou da importância da Universidade do Amapá e quero fazer justiça e lembrar que foi o Presidente Sarney também que implantou, quando eu estava no Governo do Território de Roraima, a Universidade Federal de Roraima.

            Quanto à questão da Senadora Serys Slhessarenko, eu gostaria de enfatizar, pela Liderança do Governo, o nosso protesto pelo tipo de acusação leviana e irresponsável, prestar a nossa solidariedade e dizer que não resta dúvida nem na liderança, nem no Governo, nem na sociedade brasileira, da seriedade, do compromisso e da responsabilidade de V. Exª.

Portanto, não se atinja, não se abata com esse tipo de ataque, que, infelizmente, faz parte do momento eleitoral que nós vivemos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Conselho indígena de Roraima-CIR.”


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/07/2006 - Página 23909