Discurso durante a 110ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários sobre o editorial do jornal Gazeta Mercantil, edição de 13 do corrente, sobre o risco de um apagão logístico nos atuais gargalos da infra-estrutura.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. POLITICA ENERGETICA. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Comentários sobre o editorial do jornal Gazeta Mercantil, edição de 13 do corrente, sobre o risco de um apagão logístico nos atuais gargalos da infra-estrutura.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2006 - Página 24356
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO. POLITICA ENERGETICA. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, GAZETA MERCANTIL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, ESTUDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), DEMONSTRAÇÃO, SUPERIORIDADE, DESPESA, LOGISTICA, EMPRESA, BRASIL, REFERENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), GRAVIDADE, SITUAÇÃO, INFRAESTRUTURA, REDUÇÃO, CRESCIMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), PAIS, COMPARAÇÃO, PAIS EM DESENVOLVIMENTO, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, SETOR, ENERGIA ELETRICA, TRANSPORTE, COMENTARIO, PRECARIEDADE, RODOVIA, MOTIVO, AUMENTO, COMERCIALIZAÇÃO, MERCADORIA, DEFESA, ESTABILIDADE, MATRIZ, SISTEMA DE TRANSPORTES, UTILIZAÇÃO, FERROVIA, HIDROVIA, CUSTO.
  • REGISTRO, ESTUDO, POSIÇÃO, ASSOCIAÇÃO NACIONAL, INFRAESTRUTURA, INDUSTRIA BASICA, PROPOSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL, FAVORECIMENTO, INVESTIMENTO, INICIATIVA PRIVADA, AUMENTO, CONSERVAÇÃO, RODOVIA, IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, FUNDOS, PARTICIPAÇÃO, GARANTIA, FONTE, RECURSOS, ANUNCIO, PUBLICAÇÃO, EDITAL.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o risco de um apagão logísitco possui vários indicadores nos atuais gargalos da infra-estrutura.

O editorial do jornal Gazeta Mercantil desta quinta-feira aborda o tema com muita precisão.

Como destaca o referido editorial “ estudo do centro de estudos em logística da Universidade Federal do Rio de Janeiro mostrou que as empresas brasileiras gastam 56% a mais que as norte-americanas para fazer com que a produção alcance o destino final. no Brasil, por esta pesquisa, o custo logístico equivale a 12,8% do pib. nos eua, obedecidos os mesmos padrões, este custo é de 8,1% do pib.”

            E prossegue o editorial da gazeta mercantil: “apesar dessa diferença, o mais grave, como mostrou o analista Raul Veloso, é que os gargalos da infra-estrutura ainda não revelaram todo o seu potencial de prejuízo, porque a taxa de crescimento do PIB no Brasil está bem abaixo da média dos outros países emergentes. aliás, vale lembrar que, sem a redução desses gargalos, sequer as metas de expansão previstas na lei de diretrizes orçamentárias serão alcançadas”.

Na seqüência o editorial destaca: “transporte e logística são os principais gargalos da infra-estrutura. neles, os investimentos são especialmente urgentes. o setor elétrico é o segundo no ranking dos obstáculos para o desenvolvimento. é fato que este setor, depois do apagão de 2001, recebeu investimentos, estatais e privados, e até para "situações emergenciais" foram previstos recursos. porém, após alguns anos, do apagão sobrou a memória do susto e não são poucos os especialistas que alertam para o ano-limite de 2009, quando será atingido o equilíbrio entre capacidade de geração e consumo previsto”.

O editorial alerta e ressalta que “a urgência nos cuidados logísticos está, obviamente, no setor de transporte. a Associação Nacional dos Usuários de Transporte de Carga (Anut) estima que 80% dos cerca de 130 mil quilômetros de rodovias pavimentadas no Brasil estão em mau estado de conservação. o frete em estrada ruim custa 40% a mais, repassando-se, claro, o custo para o consumidor final. se a estrada está em "péssimo estado", o extra vai a 70%.”

“Este é o motivo básico para que o custo médio do transporte nos eua (US$17 por mil toneladas por quilômetro útil) tenha preço bem mais baixo do que o do Brasil: US$25 por mil toneladas por quilômetro útil. estudo do consultor Keiji Kanashiro mostrou que um maior equilíbrio na matriz de transportes, utilizando hidrovias e ferrovias, reduziria o custo logístico em US$8 bilhões/ano.”, um dado relevante apontado no editorial.

“Nos cálculos da anut o governo deveria investir R$13 bilhões para recuperar, em até dois anos, as malhas rodoviária e ferroviária. só com as estradas seriam consumidos R$9,6 bilhões. nem em sonho de noite de verão recurso deste porte será alocado para este fim. na verdade, sequer o recurso autorizado é empenhado. em 2005, o governo federal conseguiu aplicar R$3,2 bilhões em infra-estrutura, exatos 36,1% do recurso autorizado pela equipe econômica.”

“Porque esta é a realidade orçamentária da união, a associação brasileira da infra-estrutura e indústria de base (Abdib) propõe que o estado brasileiro crie as condições para a iniciativa privada investir em infra-estrutura, seja como investidor, financiador, prestador de serviço ou fabricante de equipamento.” “O caso do setor rodoviário é exemplo dos benefícios do emprego do capital privado. segundo levantamento da Abdib, referência de dezembro de 2005, 78,4% da extensão das estradas sob responsabilidade de concessionárias está em condições boas ou ótimas e 21,6% em estado regular, ruim e péssimo.nas rodovias federais, os números são inversos: apenas 25,3% estão em condições razoáveis.”

“Porém, na malha ferroviária, segundo a Anut, a privatização reduziu a oferta em 4 mil quilômetros pelo fechamento dos trechos considerados antieconômicos e demonstra que o setor ferroviário continua à espera dos investimentos para sua recuperação.”

“Há diferentes alternativas para recuperar infra-estrutura. fundos de participação são importante fonte de recursos. essas carteiras já direcionaram R$2,5 bilhões para infra-estrutura. só o fundo infrabrasil já reuniu R$620 milhões para investimentos no setor. o governo federal garante que o primeiro edital de parceria público-privada, base para investimentos novos em infra-estrutura, finalmente será publicado em setembro. seja como for, este setor precisa de investimentos. e urgentes.”

O presente editorial deve ser inserido nos anais da casa.

Nesse contexto, senhor presidente, solicito a vossa excelência que o editorial em epígrafe seja incluído nos anais do senado federal.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2006 - Página 24356