Discurso durante a 113ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição do artigo do Reitor da Univali, o Professor José Roberto Provesi, que, a partir de um levantamento feito pelo Programa de Atenção aos Discentes, Egressos e Funcionários da Universidade do Vale de Itajaí (Univali), traçam um interessante perfil dos alunos beneficados pela bolsas do ProUni.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR.:
  • Transcrição do artigo do Reitor da Univali, o Professor José Roberto Provesi, que, a partir de um levantamento feito pelo Programa de Atenção aos Discentes, Egressos e Funcionários da Universidade do Vale de Itajaí (Univali), traçam um interessante perfil dos alunos beneficados pela bolsas do ProUni.
Publicação
Publicação no DSF de 19/07/2006 - Página 24664
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • REGISTRO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, REITOR, UNIVERSIDADE, VALE DO ITAJAI, COMPROVAÇÃO, SUPERIORIDADE, APROVEITAMENTO, APRENDIZAGEM, ALUNO, BENEFICIARIO, PROGRAMA, COTA, ESCOLA PUBLICA, NEGRO, INDIO, SEMELHANÇA, CONCLUSÃO, LEVANTAMENTO, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu apenas gostaria de solicitar que seja registrado, na íntegra, o artigo do Reitor da Univali, o Professor José Roberto Provesi, que, a partir de um levantamento feito pelo Programa de Atenção aos Discentes, Egressos e Funcionários da Universidade do Vale de Itajaí (Univali), traçam um interessante perfil dos alunos beneficiados pelas bolsas do ProUni. Nesse levantamento, o desempenho de 167 alunos selecionados e matriculados pelo ProUni, apurou que 91% deles tiveram aproveitamento superior à média exigida pela Univali. Sondagem semelhante realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) demonstrou que os alunos do ProUni tiveram aproveitamento superior à média; os 10% de vagas disponíveis nessa universidade também tiveram aproveitamento superior.

Portanto, eu gostaria de fazer o registro desse artigo, que vem corroborar a análise que se fazia. Aquilo que se temia - que as cotas e reservas de vagas para alunos oriundos de escolas públicas e destinadas aos afrodescendentes e aos indígenas criariam risco de comprometer a qualidade do ensino acadêmico - não se configura , pelo contrário, é desmentido pelo bom aproveitamento dos alunos que estão inscritos, matriculados, e que freqüentam as nossas universidades particulares. 
************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA IDELI SALVATTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Uma meia mentira”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/07/2006 - Página 24664