Discurso durante a 117ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Encaminhamento à Mesa de pronunciamento registrando que o Senador Sérgio Zambiasi assumiu a presidência da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).:
  • Encaminhamento à Mesa de pronunciamento registrando que o Senador Sérgio Zambiasi assumiu a presidência da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.
Publicação
Publicação no DSF de 26/07/2006 - Página 25053
Assunto
Outros > HOMENAGEM. MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
Indexação
  • ELOGIO, POSSE, SERGIO ZAMBIASI, SENADOR, PRESIDENCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
  • REGISTRO, REUNIÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR, ASSINATURA, CONVENIO, COOPERAÇÃO, UNIÃO EUROPEIA, FINANCIAMENTO, CONTRIBUIÇÃO, IMPLANTAÇÃO, PARLAMENTO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), SEDE, PAIS ESTRANGEIRO, URUGUAI, DEBATE, DIVERGENCIA, GOVERNO ESTRANGEIRO, BOLIVIA, PARAGUAI, BRASIL, PREVISÃO, CRIAÇÃO, BANCOS, FOMENTO, LIGAÇÃO, OCEANO ATLANTICO, OCEANO PACIFICO, PROGRAMA, ENERGIA RENOVAVEL.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, quero deixar registrados, acredito que em nome de todos os que estão no plenário neste momento, os nossos parabéns e desejar sucesso ao Senador Sérgio Zambiasi. S. Exª, na última semana, na 27ª reunião plenária da Comissão do Mercosul, assumiu a presidência da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul.

Sabemos da importância desse evento, de o Brasil assumir não só a presidência da Comissão - o Presidente Lula assumiu a presidência pelos próximos seis meses -, mas o trabalho que o Senador Zambiasi terá de desenvolver no próximo período. Inclusive, há a perspectiva concreta de início do Parlamento do Mercosul para o ano que vem.

No evento, foi assinado o convênio de cooperação firmado entre o Mercosul e a União Européia, no valor de um milhão de euros, exatamente para ajudar na implantação do Parlamento do Mercosul, que terá sede em Montevidéu, no Uruguai.

Então, não podemos deixar de parabenizar o nosso colega, o Senador Sérgio Zambiasi. Sei que, quando S. Exª comparecer a esta Casa, deverá fazer o relato. Lamento que houvesse somente dois parlamentares brasileiros presentes, Senador Motta, num evento dessa magnitude e importância: o Senador Zambiasi e o Deputado Mauro Passos, de Santa Catarina.

Temas importantes foram tratados. Há vários conflitos bilaterais atualmente no Mercosul, como a questão das papeleiras entre a Argentina e o Uruguai, o caso da Bolívia com a Petrobras, a questão do Paraguai com a usina de Itaipu, mas também há uma série de questões desenhadas, extremamente importantes, como a criação do Banco de Fomento, a ligação Atlântico-Pacífico, o programa continental voltado para as energias renováveis, onde o Brasil tem-se destacado na questão do biodiesel.

Portanto, quero deixar meus parabéns ao Senador Sérgio Zambiasi e desejar-lhe todo o sucesso. Com certeza, nos próximos eventos, que não sejamos apenas dois parlamentares brasileiros a participar das reuniões do Mercosul.

 

********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DA SRª SENADORA IDELI SALVATTI.

*************************************************************************

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/07/2006 - Página 25053