Discurso durante a 117ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do editorial intitulado "Discriminação oficial", publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 5 do corrente. Registro da matéria intitulada "BNDES oferece crédito à Bolívia", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 11 do corrente.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DISCRIMINAÇÃO RACIAL. POLITICA EXTERNA.:
  • Registro do editorial intitulado "Discriminação oficial", publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 5 do corrente. Registro da matéria intitulada "BNDES oferece crédito à Bolívia", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 11 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 26/07/2006 - Página 25157
Assunto
Outros > DISCRIMINAÇÃO RACIAL. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, RETROCESSÃO, ESTATUTO, IGUALDADE, RAÇA, FALTA, PRIORIDADE, GOVERNO FEDERAL, EDUCAÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, OFERTA, BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL (BNDES), EMPRESTIMO EXTERNO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, AUSENCIA, SOLUÇÃO, SITUAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do editorial intitulado “Discriminação oficial”, publicado no jornal Folha de S.Paulo de 5 de julho do corrente.

            O texto destaca “O Estatuto da Igualdade Racial promove um retrocesso ao definir os direitos com base na tonalidade da pele”.

A prioridade do Governo Federal deveria ser o investimento em educação fundamental e média, gratuita e de qualidade. Isto sim seria uma meta valiosa, sem propagandas vazias e jogadas de marketing. Infelizmente o governo petista insiste nessa política disfarçada de “motivação democrática”.

Sr. Presidente, como segundo assunto, gostaria de fazer o registro da matéria intitulada “BNDES oferece crédito à Bolívia”, publicada no caderno de Economia e Negócios do jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de 11 de julho do corrente.

Apesar de não ter ainda resolvido a situação da Petrobras na Bolívia, o governo petista, por meio do BNDES, vem considerando a idéia de financiar para o governo daquele país a compra de equipamentos agrícolas e a construção de uma rodovia. É grave, um verdadeiro absurdo.

Sr. Presidente, requeiro que as matérias acima citadas sejam consideradas partes integrantes deste pronunciamento, para que passem a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Discriminação oficial”; Folha de S.Paulo.

“BNDES oferece crédito à Bolívia”; O Estado de S. Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/07/2006 - Página 25157