Pronunciamento de Romero Jucá em 01/08/2006
Discurso durante a 121ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Congratulações com a Rede Globo pelos projetos sociais colocados a favor da sociedade brasileira.
- Autor
- Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
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POLITICA SOCIAL.
TELECOMUNICAÇÃO.:
- Congratulações com a Rede Globo pelos projetos sociais colocados a favor da sociedade brasileira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/08/2006 - Página 25759
- Assunto
- Outros > POLITICA SOCIAL. TELECOMUNICAÇÃO.
- Indexação
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- ELOGIO, COMPROMISSO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PROJETO, NATUREZA SOCIAL, ESPECIFICAÇÃO, PROGRAMA, ATENDIMENTO, CRIANÇA, CAPTAÇÃO, DOAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, POPULAÇÃO, GESTÃO, RECURSOS, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), FINANCIAMENTO, INICIATIVA PRIVADA, ASSISTENCIA SOCIAL.
- DETALHAMENTO, PROGRAMA, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), REFORÇO, EDUCAÇÃO, CIDADANIA, APOIO, CULTURA.
O SR. ROMERO JUCÁ (PFL - SP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,
O SENADOR ROMERO JUCÁ (PMDB-RR) - Senhor Presidente, Senhoras Senadoras e Senhores Senadores, é muito importante para uma empresa auferir lucros, respeitar o consumidor, produzir bons produtos ou prestar bons serviços, investir no aperfeiçoamento de seus processos e em recursos humanos.
A noção de que uma empresa possa fazer muito mais do que isso pela sociedade onde se insere ainda não está difundida o bastante em nosso País.
A Rede Globo, além de se destacar em todos os itens acima mencionados, vem demonstrando, já há um bom tempo, um compromisso social amplo e consistente.
Esse empenho pode ser verificado de modo particularmente claro no ano em que a TV Globo completou seu quadragésimo aniversário.
Vale acrescentar, Senhor Presidente, que o mesmo ano de 2005 marcou os 20 anos da campanha Criança Esperança. Ou seja, em metade de sua existência, a TV Globo vem desenvolvendo um programa social que conscientiza sobre os problemas e dificuldades enfrentados pelas crianças brasileiras, sensibiliza milhões de doadores em todo o País - e, acima de tudo, realiza efetivamente muito por nossas crianças.
No ano passado, a adesão crescente ao Criança Esperança expressou-se em recordes de ligações telefônicas e do montante arrecadado. Quanto ao último item, verificamos uma notável evolução da arrecadação nos últimos anos: 9 e meio bilhões de reais em 2003; 12 e meio bilhões de reais em 2004; 18 bilhões de reais em 2005.
O gerenciamento dos recursos arrecadados em suas campanhas é feito pela Unesco, distinguindo-se pela consistência dos critérios de escolha e pela abrangência e profundidade de seu alcance. O Criança Esperança e o maior financiador privado da Pastoral da Criança; já apoiou mais de 4.850 projetos, beneficiando mais de 3 milhões de crianças e adolescentes.
A fim de dar maior continuidade às ações em prol da população infantil de comunidades carentes, foram criados os Espaços Criança Esperança, que contam, atualmente, com unidades no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Belo Horizonte e em Olinda, alcançando um universo de 6.200 beneficiados.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o Espaço Criança Esperança atua em Cantagalo e nos morros do Pavão e Pavãozinho, em parceria com o Governo do Estado, com o Viva Rio e a Unesco. Em funcionamento desde 2001, a unidade já pôde atender cerca de 70% das crianças e jovens dessas comunidades.
O objetivo dos Espaços Criança Esperança é o “de provocar transformações na qualidade de vida de crianças, adolescentes e de suas famílias”. Para isso, têm sido enfatizadas a capacitação profissional e a inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Certamente, Senhor Presidente, as ações de cunho social da Rede Globo não se restringem à “marca” Criança Esperança. Pela força e dimensão da IV Globo, sabemos que ela pode fazer bem mais - e assim tem sido feito, como se pode verificar no balanço social da empresa referente a 2005.
Um dos projetos mais interessantes bancados pela rede de emissoras é o Amigos da Escola, que busca, desde 1999, o fortalecimento da escola pública de educação básica por meio de parcerias e do trabalho voluntário. Entre os parceiros que aderiram ao programa em 2005, podemos citar o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), que se uniram à TV Globo, à Petrobras e ao Instituto Faça Parte, entre outras instituições, para definir e desenvolver ações voltadas para as 30 mil escolas cadastradas.
Não podemos, tampouco, deixar de destacar o programa Ação Global, muito merecidamente qualificado de “uma festa de cidadania”. A TV Globo, junto com um parceiro da qualidade do Sesi - Serviço Social da Indústria e com mais de duas mil e quinhentas outras instituições, desenvolveu ações voltadas para a promoção da cidadania e da saúde. Os resultados, obtidos pela formação de uma verdadeira rede nacional de prestação de serviços, que alcança 26 estados e 35 municípios, ultrapassaram, em 2005, os marcos de 150 mil documentos emitidos e 497 mil atendimentos médicos e odontológicos.
Sendo uma empresa de comunicações do mais elevado nível técnico, cultural e profissional, como pode ser comprovado pelo prestígio conquistado em todo o mundo, a Rede Globo tem muito que oferecer aos profissionais e estudantes da área de comunicação, o que vem sendo garantido com o programa Globo e Universidade, voltado para o intercâmbio e cooperação com o meio acadêmico.
Uma das maiores contribuições da TV Globo à sociedade brasileira, Senhor Presidente, confunde-se com sua atividade essencial de produzir programas de qualidade para teledifusão. Tendo se apercebido da enorme capacidade de penetração de seus programas na sociedade brasileira, a emissora passou a neles inserir temas de relevância sócioeducativa, em uma ação que pode ser abrangida pelo conceito de merchandising social.
Assim é que, em 2005, as novelas da Globo apresentaram mais de 1.500 cenas que abordam temas relevantes para a sociedade. Minisséries como Mad Maria, Carga Pesada e A Grande Família levaram ao público, juntamente com o entretenimento, questões importantes tais como o preconceito racial e religioso, o tráfico de animais ou a ética no trabalho.
Um programa para o público infantil, já nosso antigo conhecido, o Sítio do Picapau Amarelo apresenta, se podemos assim nos expressar, uma admirável folha de serviços prestados em prol da conscientização, abordando as questões da “adoção, incentivo à leitura, preservação ambiental, desvio de verba da merenda escolar, separação dos pais, alfabetização de adultos e vacinação infantil”.
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores, tanto em seus programas como nos intervalos entre eles, a Rede Globo tem veiculado, gratuitamente, mensagens voltadas à promoção de programas de cunho social e de apoio à cultura.
Quanto à educação, não podemos esquecer que a emissora desenvolve, desde 1977, programas de conteúdo exclusivamente educativo que primam pela qualidade e competência. Ressaltemos o Telecurso 2000, o Globo Educação, o Globo Ecologia e o Globo Ciência. Ressaltemos a parceria que viabiliza o Canal Futura, uma das mais importantes experiências de emissora educativa no País. Ressaltemos, por fim, o conteúdo educativo que é veiculado pelos programas de jornalismo, pelo Globo Rural, pela “revista eletrônica” Fantástico, além de minisséries que expressam a riqueza da cultura brasileira e abordam os problemas de nossa realidade.
Por todas essas razões, Senhoras e Senhores Senadores, podemos parabenizar a Rede Globo, por transformar em ações concretas a compreensão de que uma empresa depende da sociedade onde atua, e que assume, na medida de seu próprio crescimento, responsabilidades para com essa sociedade.
Muito obrigado, Senhor Presidente.