Fala da Presidência durante a 103ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de aplauso ao cirurgião plástico Dr. Ivo Pitanguy pelo transcurso do seu octogésimo aniversário.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de aplauso ao cirurgião plástico Dr. Ivo Pitanguy pelo transcurso do seu octogésimo aniversário.
Publicação
Publicação no DSF de 06/07/2006 - Página 22865
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, CIRURGIÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), PARTICIPANTE, ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL), ACADEMIA, MEDICINA, PROFESSOR UNIVERSITARIO, ELOGIO, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE, CONTRIBUIÇÃO, MEDICINA ESPECIALIZADA.

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Quero pedir uma rápida permissão à Casa, para que possamos, em pouquíssimos minutos, prestar uma homenagem insubstituível.

Srªs e Srs. Senadores, homenageamos, hoje, por uma iniciativa particularmente bem-vinda do nobre Deputado Júlio Lopes, um brasileiro notável. Ao completar 80 anos, Ivo Pitanguy não é apenas um cirurgião plástico reconhecido internacionalmente, aclamado pelo seu brilhantismo em todo o meio científico.

Ivo Pitanguy é exemplo de disciplina, de compromisso e de solidariedade também. Por isso mesmo, a homenagem idealizada pelo Deputado Júlio Lopes não poderia ser mais louvável, mais feliz.

O talento que o professor Pitanguy tem de sobra teve que ser aliado a muita dedicação e empenho pessoal para construir a história da Clínica Ivo Pitanguy, hoje referência mundial em cirurgia plástica, estética e reconstrutora, um centro de excelência com profissionais altamente qualificados, que acompanham, sempre, as mais modernas conquistas da medicina.

Mais que isso, a vocação acadêmica do Dr. Pitanguy, seu prazer e responsabilidade de repassar os próprios conhecimentos vêm orientando centenas e centenas de estudantes e de jovens profissionais de Medicina ao longo das últimas décadas.

            O Centro de Estudos Ivo Pitanguy, voltado principalmente para o aperfeiçoamento dos alunos de pós-gradução em cirurgia plástica da PUC-Rio e do Instituto Carlos Chagas, é hoje, sem dúvida, uma das principais fontes de pesquisa em nossa área médica. É também, Senador Flávio Arns, um centro multiplicador da generosidade e da solidariedade que sempre pautaram a vida do Dr. Pitanguy.

Quantas crianças, Senador Eduardo Suplicy, quantos jovens, quantas pessoas marcadas por queimaduras ou outras deformações físicas não tiveram a sua auto-estima recuperada pelas mãos habilidosas, pelas mãos mágicas do nosso professor ou pelas mãos de seus alunos?

Fundador, em 1949, da primeira Clínica de Cirurgia da Mão no Brasil, na Casa da Misericórdia do Rio, onde também fundou e chefiou o Serviço de Cirurgia Plástica, o mestre Pitanguy foi, ainda, organizador e chefe do Serviço de Queimados do Hospital Antônio Pedro e chefe do Serviço de Queimaduras e de Cirurgia Reparadora do Hospital Souza Aguiar.

E, nessa longa trajetória, todos sabem, desenvolveu um olhar especial para os menos favorecidos. Mesmo famoso, celebrado internacionalmente, Pitanguy fez questão de reservar uma parte de seu tempo para atender ou para orientar o tratamento de pessoas que jamais teriam condições de pagar por uma cirurgia reparadora.

Nunca é demais lembrar que o Serviço de Cirurgia Plástica do Prof. Pitanguy, na 38ª Enfermaria, tem como objetivo principal atender, de forma altruística, a população menos favorecida do Rio de Janeiro, de outros Estados e do exterior, que apresentam deformidades de origem congênita, adquirida ou traumática.

Este trabalho, Srªs e Srs. Senadores, conduzido sob a supervisão direta do Professor Ivo Pitanguy, vem oferecendo a esta população uma oportunidade ímpar de restauração física e psicossocial.

Srªs e Srs. Senadores, ao longo das últimas décadas, nosso querido professor Pitanguy vem colecionando prêmios, títulos e homenagens no mundo todo.

É membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Nacional de Medicina, professor convidado em aproximadamente uma centena de instituições de 48 países, responsável pela formação de centenas de especialistas no Brasil e no exterior.

Com essa homenagem de hoje, nós, aqui no Senado Federal, apenas referendamos todo o nosso reconhecimento, todo o carinho devido a esse grande brasileiro. Um brasileiro que, faço questão de repetir, é exemplo de dedicação, de responsabilidade e de respeito ao próximo.

Que o seu exemplo, Professor Pitanguy, ilumine todos nós e nos inspire na construção de um Brasil melhor.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/07/2006 - Página 22865