Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Parabeniza a equipe do "Tempo Real", pela eficiência na divulgação do lançamento ontem, no Senado Federal, do filme Zuzu Angel. Referências ao pronunciamento do Senador Jorge Bornhausen sobre a possível censura havida no programa "Voz do Brasil".

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. SENADO.:
  • Parabeniza a equipe do "Tempo Real", pela eficiência na divulgação do lançamento ontem, no Senado Federal, do filme Zuzu Angel. Referências ao pronunciamento do Senador Jorge Bornhausen sobre a possível censura havida no programa "Voz do Brasil".
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2006 - Página 26046
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SENADO, GRUPO, COMUNICAÇÃO SOCIAL, EXIBIÇÃO, FILME NACIONAL, REGISTRO, HISTORIA, MÃE, COMBATE, VIOLENCIA, REGIME MILITAR.
  • SOLIDARIEDADE, GRUPO, RADIO, SENADO, CRITICA, JORGE BORNHAUSEN, SENADOR, ACUSAÇÃO, PROGRAMA, VOZ DO BRASIL, CENSURA, DISCURSO, OPOSIÇÃO.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, parabenizo o Senado da República pela pré-estréia do filme “Zuzu Angel”. A partir de uma solicitação do Senador Saturnino Braga, a quem também parabenizo, tivemos a oportunidade de assistir a esse filme, ontem à noite, nas dependências do Senado da República.

Parabenizo também toda a equipe de comunicação do Senado pela publicação ontem, em tempo real, do evento. Quando terminou a exibição do filme, a equipe de comunicação do Senado já estava com a publicação do evento e com as fotos dessa importante pré-estréia.

Trata-se de filme emocionante, que retrata a história de uma mulher que teve o seu filho assassinado pela ditadura militar. Ela, inclusive, também foi morta - depois isso foi comprovado - pela ditadura militar. É um filme muito bonito, de Sérgio Rezende, com atuação fantástica de Patrícia Pilar. Todos que lá estiveram ficaram muito emocionados com a história, com o filme, com o significado de relembrarmos, até para a defesa da democracia, o que aconteceu de ruim, de negativo neste País em termos de violência, de morte, de tortura, de censura.

Sr. Presidente, por coincidência, ontem, como está registrado no blog do Noblat, o Senador Jorge Bornhausen fez uma acusação à equipe de rádio do Senado sobre ter havido censura no programa “Voz do Brasil”.

Em primeiro lugar, lamento pela equipe que temos aqui, que é uma equipe extremamente profissional, séria e responsável. Alguém que foi Governador biônico e Ministro da ditadura militar não tem moral para falar de censura, principalmente quando ela não existe, em hipótese alguma, pela equipe que temos, tão competente.

Portanto, presto a minha solidariedade à equipe da Rádio Senado e a parabenizo pela cobertura ontem da pré-estréia do filme “Zuzu Angel”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2006 - Página 26046