Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de satisfação ao assomar pela primeira vez à Tribuna do Senado Federal, como suplente convocado do Senador Gilvam Borges, pelo Estado do Amapá.

Autor
Geovani Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Geovani Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Manifestação de satisfação ao assomar pela primeira vez à Tribuna do Senado Federal, como suplente convocado do Senador Gilvam Borges, pelo Estado do Amapá.
Aparteantes
Heráclito Fortes, Marco Maciel.
Publicação
Publicação no DSF de 04/08/2006 - Página 26055
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • DISCURSO, POSSE, SENADO, SUPLENCIA, GILVAM BORGES, SENADOR, REGISTRO, COMPROMISSO, PRIORIDADE, DEFESA, ESTADO DO AMAPA (AP), DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. GEOVANI BORGES (PMDB - AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, o Senador Pedro Simon tem toda a razão. Estou há dezesseis anos fora do Parlamento, retorno a esta tribuna e verifico que nada mudou: o calor do debate, esse espírito democrático, respeitoso e, muitas vezes, apaixonante.

Assumir uma das representações do Estado do Amapá no Senado da República é, para mim, a culminação de uma carreira política já longa e uma oportunidade pessoal de estabelecer novas frentes de luta em favor da minha terra e do meu povo. Isso porque, Sr. Presidente, a única e verdadeira prioridade de minha atuação parlamentar será a defesa do Amapá e de sua gente, desse valor decorrendo todos os demais posicionamentos que haverei de tomar no decurso das atividades parlamentares que ora inauguro.

Para tão honrosa quanto difícil tarefa, conto com alguns elementos que, estou certo, virão a tornar esse esforço mais bem-sucedido e, com a graça de Deus, mais bem direcionado em vista de seus objetivos e finalidade.

O primeiro desses elementos é a grande unidade que entrevejo na atuação das bancadas da Região Norte, sempre atentas e vigilantes na defesa desta parcela tão desfavorecida do nosso País: a Amazônia. Contem comigo, meus Nobres Colegas, Governador Waldez Góes, na defesa intransigente dos interesses daqueles brasileiros que fazem, nas grandes cidades, nos pequenos povoados e no interior da floresta, parcela considerável da grandeza do Brasil.

Será também fundamental, no decorrer da jornada, contar com a extraordinária sensibilidade que já demonstrou possuir o meu Partido, o PMDB, para com o tema do desenvolvimento regional e para com a necessidade de superar, com esforço e dedicação cívica, o lamentável quadro de injustiças traçado pelo desequilíbrio na distribuição de riquezas e de oportunidades entre os Estados da nossa Federação.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Nobre Senador Geovani Borges, V. Exª me concede um aparte?

O SR. GEOVANI BORGES (PMDB - AP) - Com muita honra, concedo o aparte ao Senador Marco Maciel, que, em outras épocas, na Câmara Federal, foi um dos grandes líderes que respeito e admiro. É uma honra para mim ter a oportunidade de ser aparteado por V. Exª.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - A honra é toda minha, nobre Senador Geovani Borges. Quero, antes de mais nada, felicitá-lo pela sua investidura no Senado Federal e fazer votos de pleno êxito no exercício da sua missão. V. Exª estréia colocando muito bem a questão regional brasileira. Sempre acredito que não se pode pensar no desenvolvimento homogêneo, orgânico e integrado do Brasil sem se pensar no desenvolvimento adequado das cinco grandes regiões em que se divide o nosso País: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. E V. Exª aqui é um dos mais lídimos representantes da Região Norte, conhece os problemas da região e sabe como resolvê-los. Acompanho sua vida há muito tempo, como Deputado Federal, em sucessivos mandatos, e tenho certeza de que vai ser, no Senado, um valoroso defensor de um desenvolvimento mais eqüitativo e mais justo do País, que possa corrigir as disparidades regionais, que, infelizmente, ainda comprometem muito um projeto de desenvolvimento que seja sinônimo de crescimento econômico juntamente com progresso social. Portanto, faço votos de êxito no cumprimento da missão de V. Exª na Casa.

O SR. GEOVANI BORGES (PMDB - AP) - Muito obrigado, Senador Marco Maciel. Com muito prazer, incorporo o seu aparte ao meu pronunciamento.

Outro apoio que vejo sumamente importante é o da própria Bancada amapaense, seja na Câmara dos Deputados, seja aqui no Senado, especialmente no que toca à figura insigne do Senador José Sarney, nobre colega de Partido e figura das mais relevantes da política e da história do Parlamento brasileiro, personalidade que distingue e destaca, entre todas as outras nesta Casa, a representação do Estado do Amapá.

Abro um parêntese aqui, Senador Marco Maciel, para dizer que, quando Deputado Federal, fui autor de um projeto de lei, que se transformou em norma jurídica, criando a Universidade Federal do Amapá. V. Exª me ajudou muito, quando Chefe da Casa Civil da Presidência da República, para a sanção da lei. Então, isso faz parte da minha história, da nossa história.

Muito obrigado pela participação decisiva naquele momento histórico da minha vida parlamentar.

O Sr. Marco Maciel (PFL - PE) - Eu é que agradeço a V. Exª, nobre Senador Geovani Borges.

O SR. GEOVANI BORGES (PMDB - AP) - Srªs e Srs. Senadores, vou me valer, no desempenho de minhas novas responsabilidades, do conhecimento que tenho da dura realidade dos Municípios brasileiros, obtido à testa da administração do Município de Santana, segunda maior cidade do meu Estado, de que tive a honra de ser Prefeito, e de uma experiência parlamentar que já soma dezoito anos, primeiramente como vereador em Macapá e, posteriormente, no decurso de dois mandatos consecutivos na Câmara Federal, o segundo deles como Deputado Constituinte.

É dessa oportunidade, precisamente, que guardo as melhores recordações da vida pública, seja pela honrosa participação no processo da elaboração da nossa Constituição Cidadã, seja pela convivência com um dos brasileiros mais destacados da nossa história, justamente aquele que deu à Carta Magna essa alcunha que a destaca e engrandece, o Presidente da Assembléia Nacional Constituinte, Dr. Ulysses Guimarães.

É sob sua inspiração que me comprometo, no exercício do mandato senatorial - em caráter permanente e irrevogável -, a procurar o bem dos brasileiros e, em especial, dos meus conterrâneos, na discussão dos grandes temas nacionais, como economia, segurança, educação, saúde e emprego, de acordo com os valores e as crenças que incorporei na convivência familiar, no ambiente dos mais próximos, que até hoje me inspira e me ilumina.

(Interrupção do som.)

O SR. GEOVANI BORGES (PMDB - AP) - Sr. Presidente, eu tive tanta paciência para estar na tribuna. Estou há três dias inscrito e não consegui estrear na tribuna do Senado. Ontem, quando pensei que iria fazer o meu primeiro pronunciamento, pediram verificação de quorum.

O SR. PRESIDENTE (Alvaro Dias. PSDB - PR) - V. Exª pode prosseguir com o seu pronunciamento. Como é o seu primeiro pronunciamento, V. Exª deve saber que há aqui um mecanismo que dispara, independentemente da ação do Presidente. Vamos concedendo o tempo a V. Exª até que termine o seu discurso, com, é claro, a compreensão dos demais colegas.

O SR. GEOVANI BORGES (PMDB - AP) - Agora já sei que existe esse mecanismo.

Sr. Presidente, não poderia deixar de agradecer carinhosamente a educação e o exemplo de comportamento cidadão que me proporcionaram meu pai, Miguel Pinheiro Borges, cuja memória aqui reverencio, e minha mãe, que está lá no gabinete, assistindo-nos neste momento, Cícera Pinheiro Borges, companheira fiel nas dificuldades, assim como mãe zelosa e presente, sustentáculo da unidade familiar e paradigma de vida cristã.

À minha querida esposa, Jucileide, e aos meus filhos, Rafael e Geovani Júnior, agradeço o amor, o apoio e a compreensão pelo tempo de convivência tantas vezes mitigado pelos desdobramentos da atividade pública, na certeza de que nunca me faltaram e de que sua presença foi para mim o maior estímulo e a maior fonte de energia nos momentos de dificuldade, quando tudo o mais faltava.

Aos meus queridos irmãos e aos meus amigos, renovo o compromisso de que não falharei com as expectativas e as esperanças que em mim depositam sempre que possa contar, como sempre contei, com seu incentivo e seu carinho.

Finalizando, Srªs e Srs. Senadores, dirijo minha atenção ao povo do Amapá, fonte e objetivo de toda minha ação política, para reiterar os compromissos e a lealdade de um homem público que, desde seu primeiro mandato, no Legislativo da Capital estadual, fez da construção de um futuro melhor para os amapaenses um projeto de vida político e pessoal.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. GEOVANI BORGES (PMDB - AP) - Concedo, com muito prazer, o aparte ao Senador Heráclito Fortes, que foi meu colega quando Deputado Federal.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Exatamente, Senador Geovani Borges. Desejo apenas parabenizá-lo por sua posse como Senador da República e louvá-lo pelo pronunciamento que faz, voltado para o Brasil, para o seu Estado, mas, de maneira muito especial, para a família, o que mostra um traço do seu caráter de bom filho, bom pai e, acima de tudo, de uma pessoa com arraigados laços de sentimentos familiares, o que só mostra ao Brasil a sua figura e serve para todos que estamos presentes enaltecê-lo. A convivência que tivemos, em momentos históricos na Câmara dos Deputados, foi relevante para mim e muito proveitosa. Espero que, nesta sua temporada nesta Casa, V. Exª honre e engrandeça os brasileiros e, de maneira muito especial, o povo do Amapá, Estado por que tenho um grande carinho, até mesmo porque acolhe, de maneira muito carinhosa, uma colônia imensa de piauienses que para lá se dirigiram em busca de oportunidade de trabalho. Parabéns a V. Exª.

O SR. GEOVANI BORGES (PMDB - AP) - Muito obrigado, Senador Heráclito Fortes. Com muito prazer, peço que seu aparte conste do meu pronunciamento.

Sr. Presidente, Srs. e Srªs Senadores, algumas pré-condições devem ser atingidas para que se realize o patamar do desenvolvimento socioeconômico que todos almejamos. Para isso, toda a minha atenção estará voltada, minha fé, minha disposição para o trabalho, minha vontade de realizar e de transformar, com a graça de Deus.

Estes últimos dias têm sido de singular alegria, porque quis Deus que eu tomasse posse no natalício do meu irmão Gilvam Borges e de seu filho, Miguel Gil, além de ontem ter sido o aniversário de meu pai e amigo, Miguel Borges, o responsável pela minha trajetória política, além de meus irmãos, Gilvam Borges, como Deputado Federal e Senador da República, e de Ronaldo Borges, que exerceu o cargo de Vice-Governador e Governador de Estado.

Agradeço ao Plenário do Senado Federal a acolhida gentil e amistosa que me faz, no aguardo dos debates e das deliberações que, tomadas nesta Casa, fazem dela o cenário privilegiado do desenvolvimento, da democracia e do futuro dos brasileiros.

Um abraço para a minha cidade, Santana.

Era o que eu tinha a dizer.

Agradeço a paciência e a generosidade pelo tempo que me foi concedido.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/08/2006 - Página 26055