Discurso durante a 105ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento de Dante de Oliveira, notável político e homem público brasileiro, artífice do movimento Diretas Já, criado durante a luta em favor do restabelecimento do Estado de Direito Democrático no Brasil.

Autor
Sibá Machado (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Sebastião Machado Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento de Dante de Oliveira, notável político e homem público brasileiro, artífice do movimento Diretas Já, criado durante a luta em favor do restabelecimento do Estado de Direito Democrático no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 08/07/2006 - Página 23123
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, DANTE DE OLIVEIRA, EX PREFEITO, EX GOVERNADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), EX-DEPUTADO, EX MINISTRO DE ESTADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONTRIBUIÇÃO, REDEMOCRATIZAÇÃO, LUTA, ELEIÇÃO DIRETA.

O SR. SIBÁ MACHADO (Bloco/PT - AC. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, também fui colhido de surpresa, ontem, por uma mensagem, no celular, falando do acontecido. Depois, liguei para Cuiabá e falei com a Senadora Serys, que confirmou a notícia. Se não me engano, isso se deu às 21 horas.

Peço, de imediato, que adotemos a nota lida por V. Exª como de toda a Casa. Acho que os oitenta e um Senadores teriam o maior prazer em apor suas assinaturas a essa nota. Então, em nome de nossa Bancada, quero dizer que teremos a maior honra de poder tornar nosso o teor da leitura que V. Exª fez.

Dante de Oliveira, por sua coragem, deve ter seu nome gravado na memória de cada brasileira e cada brasileiro por todas as nossas gerações futuras. Sua contribuição à cidadania, ao processo de redemocratização, aquela emenda à Constituição solicitando as eleições diretas para o mandatário da Nação é algo que está acima de qualquer conceituação ideológica.

Então, é por dever de ofício e por cumprimento de um dever de cidadão que falo aqui em nome de nossa Bancada do respeito que tivemos e que continuaremos a ter pela memória de Dante de Oliveira.

Assim sendo, fazemos nossas as palavras que V. Exª acaba de proferir.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/07/2006 - Página 23123