Discurso durante a 128ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários sobre o editorial intitulado "Doença inesquecível", publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 26 de junho último.

Autor
João Tenório (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: João Evangelista da Costa Tenório
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Comentários sobre o editorial intitulado "Doença inesquecível", publicado no jornal Folha de S.Paulo, edição de 26 de junho último.
Publicação
Publicação no DSF de 09/08/2006 - Página 26361
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), NECESSIDADE, INVESTIMENTO, COMBATE, DOENÇA ENDEMICA, VITIMA, POPULAÇÃO CARENTE, PAIS SUBDESENVOLVIDO, REGISTRO, INICIATIVA, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAUDE (OMS), BUSCA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, EXPECTATIVA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO (CNPQ), ESTUDO, MELHORIA, SITUAÇÃO.

O SR. JOÃO TENÓRIO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar editorial “Doença inesquecível”, publicado pela Folha de S.Paulo, de 26 de junho do corrente.

O editorial destaca a necessidade de sérios investimentos em novas ferramentas de combate a doenças. Moléstias comuns, que ainda matam, como a malária, são negligenciadas pela indústria farmacêutica. Não há incentivo a pesquisas nem interesse das indústrias, entretanto há sinais de que a situação mude. Segundo o texto, foi aprovada pela Organização Mundial de Saúde uma moção do Brasil e do Quênia, criando um grupo para trabalhar pela causa.

Há também uma louvável iniciativa do Ministério da Saúde e da Ciência e Tecnologia. Foi lançado um edital para que o CNPq faça uma seleção de propostas que estudem as doenças negligenciadas.

Por fim, Sr. Presidente, requeiro que o referido artigo passe a integrar esse pronunciamento, a fim de que conste dos Anais do Senado Federal.

            Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR  JOÃO TENÓRIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Doença inesquecível”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/08/2006 - Página 26361