Discurso durante a 130ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcrição do artigo intitulado "Construindo o SUS", publicado ontem no jornal Folha de S.Paulo, de autoria do Ministro da Saúde, Agenor Álvares.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), AMBULANCIA.:
  • Transcrição do artigo intitulado "Construindo o SUS", publicado ontem no jornal Folha de S.Paulo, de autoria do Ministro da Saúde, Agenor Álvares.
Aparteantes
José Jorge.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2006 - Página 26636
Assunto
Outros > SAUDE. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), AMBULANCIA.
Indexação
  • REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DESCRIÇÃO, HISTORIA, SITUAÇÃO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), PAIS, COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, PUNIÇÃO, ACUSADO, CORRUPÇÃO.
  • COMENTARIO, AUMENTO, RECURSOS FINANCEIROS, ORÇAMENTO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), REGISTRO, DADOS.
  • REITERAÇÃO, PRONUNCIAMENTO, ORADOR, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO (CGU), DESCOBERTA, FRAUDE, LICITAÇÃO, AMBULANCIA.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Srª Presidente, quero apenas fazer o registro - peço que seja transcrito na íntegra - do artigo publicado ontem na coluna Tendências/Debates da Folha de S.Paulo, de autoria do Ministro da Saúde, Agenor Álvares, que tem por título: “Construindo o SUS”. Ele faz um relato da situação atual do SUS e de todas as medidas. Uma preocupação que tem deve-se ao fato de ser o SUS um sistema extremamente avançado, reconhecido mundialmente. Nasceu com a Assembléia Nacional Constituinte de 1988 e vem sendo aprimorado. Não é a vitória de um único governo, mas uma sucessão de medidas que envolvem as três esferas de governo - federal, estadual e municipal.

Houve avanço em termos de aumento de recursos. O orçamento do Ministério da Saúde teve um aumento de 56% em relação a 2002 para aplicação no SUS. Todo o orçamento para a política de medicamentos também cresceu de R$1,9 bilhão, em 2002, para R$4,3 bilhões em 2006, interrompendo o ciclo do congelamento na tabela dos procedimentos do SUS, cujos valores também foram reajustados.

O importante, ainda no artigo, é que o Ministro Agenor Álvares termina o artigo com um assunto que está em nossa Ordem do Dia.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE) - Como é o nome do Ministro, por favor?

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Agenor Álvares.

O SR. JOSÉ JORGE (PFL - PE) - Ministro da Saúde?

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Sim, Ministro da Saúde.

E S. Exª termina com o seguinte parágrafo:

“Vampiros” e “sanguessugas” não são parasitas de geração espontânea e crescimento imediato. Para conseguirem sugar sangue, têm de ser criados e cevados por longo tempo. E só caça parasitas quem com coragem os enfrenta. Como faz o atual governo.

E, portanto, reafirmo todas as observações e registros que fiz no meu pronunciamento anterior, inclusive porque essa questão dos sanguessugas foi fruto, inicialmente, dos sorteios da Controladoria-Geral da União, que detectou a existência desse sistema infeliz e nefasto.

Eu queria fazer o registro desse artigo.

 

*****************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA IDELI SALVATTI EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*******************************************************************************

Matéria referida:

“Construindo o SUS”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2006 - Página 26636