Discurso durante a 130ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "As Forças Armadas na América Latina", de autoria do historiador Boris Fausto, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 10 de julho do corrente.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Registro do artigo intitulado "As Forças Armadas na América Latina", de autoria do historiador Boris Fausto, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 10 de julho do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2006 - Página 26667
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • REGISTRO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, HISTORIADOR, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMENTARIO, ATUAÇÃO, FORÇAS ARMADAS, AMERICA LATINA, PROVOCAÇÃO, AUMENTO, AUTORITARISMO, REGIÃO, ESPECIFICAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, BOLIVIA.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo do historiador Boris Fausto, intitulado “As Forças Armadas na América Latina”, publicado pelo jornal O Estado de S.Paulo, em sua edição de 10 de julho do corrente.

Segundo o artigo “O golpismo tradicional perdeu força e sentido na região, mas a escalada autoritária, por outras vias, continua sendo ameaçadora”, numa referência a regimes populistas como o da Venezuela e Bolívia.

Sr. Presidente, requeiro que o artigo acima citado seja considerado parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*******************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*************************************************************************

Matéria referida:

“As Forças Armadas na América Latina”, O Estado de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2006 - Página 26667