Discurso durante a 114ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador João de Paiva Menezes.

Autor
Luiz Otavio (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PA)
Nome completo: Luiz Otavio Oliveira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador João de Paiva Menezes.
Publicação
Publicação no DSF de 20/07/2006 - Página 24755
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO MENEZES, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, ESTADO DO AMAPA (AP), ELOGIO, VIDA PUBLICA, DEFESA, REGIÃO AMAZONICA, ARTICULAÇÃO, ATIVIDADE, MINERAÇÃO, APOIO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD).

O SR. LUIZ OTÁVIO (PMDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Renan Calheiros, Srªs e Srs. Senadores, o Pará realmente, pela sua tradição, pelo seu povo trabalhador, tem dado provas de sua contribuição, não apenas nas questões econômicas, mas principalmente nas questões políticas, com ilustres representantes nesta Casa, no Senado Federal, e na Câmara Federal, no Congresso Nacional. E hoje o Congresso Nacional tem a tarefa de render esta homenagem ao Senador João Menezes, por ocasião do seu falecimento.

E como disseram os Senadores Flexa Ribeiro e José Sarney, João Menezes esteve aqui recentemente, demonstrando a sua vontade, a sua garra, a sua determinação, colocando à disposição do Partido o seu nome para disputar o Governo do Pará.

Era membro do PMDB, e o povo do Pará, por meio de várias eleições de que ele participou, teve o reconhecimento do nosso povo, em vários mandatos de Deputado e de Senador da República.

João Menezes foi também um grande lutador pela questão do minério de ferro. A Serra dos Carajás, à época, Amazônia Mineração e, depois, Companhia Vale do Rio Doce, estatal, teve um grande apoio do Senador João Menezes. A Vale do Rio Doce hoje é uma grande empresa privada, uma das maiores empresas de mineração do mundo - a terceira ou quarta -, uma empresa transnacional, que tem o poder de abrigar milhares de funcionários, milhares de paraenses, e de dar condições para o Pará ser um grande exportador de minério de ferro. E eu diria que a balança comercial do Estado do Pará, hoje, há mais de 12 anos, é de mais de US$ 4 bilhões anuais, tendo de 70% a 80% de representatividade da Vale do Rio Doce.

O Senador João Menezes foi um grande articulador e um grande conciliador entre a atividade mineral, a exploração do minério e a relação institucional com o Governo do Pará.

Portanto, é importante registrar, neste momento, o passamento do Senador João Menezes e a homenagem que esta Casa faz - e o povo do Pará reconhece - no nosso trabalho, no nosso dia-a-dia, representá-lo neste Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/07/2006 - Página 24755