Discurso durante a 114ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do ator Raul Cortez.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do ator Raul Cortez.
Publicação
Publicação no DSF de 20/07/2006 - Página 24768
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ATOR, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, CULTURA, POLITICA NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, APOIO, COMICIO, ELEIÇÃO DIRETA, REDEMOCRATIZAÇÃO, PAIS, CONCLUSÃO, REGIME MILITAR.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR.. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, queria apenas destacar, já que encaminhei à Mesa requerimento de pesar pelo falecimento do ator Raul Cortez, que eu o fiz não só pelo que representa de fantástico no mundo artístico nacional, pela sua notável contribuição, pela sua presença inestimável no mundo das artes, mas pelas convicções políticas que sustentou ao longo da sua vida, contribuindo para as transformações do País, essencialmente a sua participação ativa na campanha por eleições diretas. Lembrei-me de que o primeiro comício das diretas tive a honra de organizar em Curitiba no dia 12 de janeiro de 1984. E um dos primeiros a aceitar o nosso convite para dele participar foi Raul Cortez. Ele, ao lado de Dina Sfat, de Fafá de Belém e de outros artistas brasileiros, entusiasmou a multidão que lá compareceu para uma participação efetiva em toda a luta por eleições diretas no Brasil.Exatamente pela sua competência de refletir politicamente é que nos lembramos da sua passagem também pela vida pública brasileira como um ator no plano da ciência política, contribuindo para que o Brasil pudesse alcançar a redemocratização, que permitiu ao povo brasileiro eleger o Presidente da República.

Ele não participou apenas daquele comício em Curitiba, na Rua das Flores, na Boca Maldita; ele participou de praticamente todos os demais comícios por eleições diretas. Daí a nossa lembrança nesta hora, daí a nossa solidariedade aos amigos, a sua família, e, sobretudo, a nossa solidariedade ao povo brasileiro que tanto o admirou.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/07/2006 - Página 24768