Discurso durante a 114ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Critica o apoio do governo Lula à eleição do atual Prefeito Duciomar Costa, em detrimento da candidatura, à época, da Senadora Júlia Carepa, à prefeitura de Belém, PA.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. ELEIÇÕES.:
  • Critica o apoio do governo Lula à eleição do atual Prefeito Duciomar Costa, em detrimento da candidatura, à época, da Senadora Júlia Carepa, à prefeitura de Belém, PA.
Publicação
Publicação no DSF de 20/07/2006 - Página 24778
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, AUSENCIA, APOIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANTERIORIDADE, CANDIDATURA, ANA JULIA CAREPA, SENADOR, PREFEITURA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO PARA (PA), INCENTIVO, ADVERSARIO.
  • REGISTRO, CANDIDATURA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PARA (PA), ANA JULIA CAREPA, SENADOR, FIDELIDADE PARTIDARIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), APOIO, REELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero apenas dizer à Senadora Ana Júlia Carepa que eu sou uma pessoa que não tem compromisso com o erro. Quando eu erro, eu reconheço.

O Presidente Lula pode ter alguns defeitos, mas é um homem de visão aguçada. Há dois anos, a Senadora Ana Júlia Carepa, do Partido do Presidente da República, disputou a Prefeitura de Belém, Capital do Estado do Pará, com o atual Prefeito Duciomar Costa. O Governo dela, ao invés de apoiar a Senadora, apoiou Duciomar Costa. Eu achei aquilo estranho, eu achava que era uma injustiça que se cometiam contra a Senadora, já que a Casa Civil e toda a estrutura do Governo apoiava o atual Prefeito. Mas eles estavam certos, já sabiam que iam ter o apoio, agora, do atual Prefeito para o Presidente Lula. Ela que procurasse o rumo dela, a turma dela. Eu fico muito feliz por ela hoje reconhecer, elogiar o Prefeito e fazer o registro do apoio dele ao Lula. Acho que ela foi uma grande injustiçada pelo Partido. Mas é isso mesmo. A Senadora é daquelas que não mudou ainda, continua coerente como era antes. Acha que o Partido está acima de tudo, não se deixou levar por todo esse volume de escândalo, nem se juntou aos escandalosos. Ela continua a mesma, soldada do Partido, tanto é assim que, humildemente, é novamente candidata ao Governo do Estado para dar palanque ao Lula, muito embora o Presidente agora mostre, de público, o que fez com ela há dois anos. Viva o Duciomar, que sabe acender uma vela a Deus e outra ao diabo! Espero que os dois contentem os seus desejos e ambições.

Esse registro eu faço até para mostrar que o Sr. Lula enxerga longe, pelo menos para alguma coisa. E, nesse caso, ele não pode dizer que não sabia nem que não viu, Senadora Ana Júlia, porque há dois anos ele já apoiou, sabendo que teria troco agora.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/07/2006 - Página 24778